Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reta final!

Cursinho da UEL disponibiliza dicas e revisões para o Vestibular 2021

Redação Bonde com Agência UEL
28 mai 2021 às 15:35
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na reta final de preparação para o Vestibular 2021, marcado para o próximo domingo (30), a partir das 14 horas, o CEPV (Curso Especial Pré-Vestibular da UEL) disponibiliza dicas e revisões de conteúdo para os vestibulandos. O material é referente a todas as disciplinas vistas durante o ano e está publicado no site do CEPV.


Outra forma de acessar conteúdos de revisão é pelo quadro Prepara, do telejornal Meio Dia Paraná, divulgado desde 17 de maio. Em parceria com a RPCTV, instrutores do CEPV e do Cursinho Fênix comentam sobre conteúdos exigidos no Vestibular a cada edição do programa. São dicas úteis que ajudam na revisão das matérias na reta final que antecede o Vestibular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a coordenadora do CEPV, Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, o período pede desaceleração. "Agora não é momento de entrar com novos conteúdos. É momento de revisão curtinha. Não adianta ficar varando a noite estudando, isso só aumenta a ansiedade”, orienta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja fotos e vídeos

No ar! Veja a lista de aprovados no vestibular 2024 da UEL

Imagem de destaque
Vestibular de Verão

Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Seu nome está na lista?

UEL lança lista da 2ª convocação do Vestibular 2022 com 303 convocados

Imagem de destaque
Veja os detalhes

UEM prorroga matrículas de calouros aprovados via PAS


Ansiedade - Para além do conteúdo da prova, o CEPV também publicou podcast e vídeo sobre como lidar com a ansiedade às vésperas do Vestibular da UEL. No CEPVCast, instrutores e ex-alunos falam sobre "Como se preparar da melhor forma para o Vestibular”. Neste link, o instrutor de apoio psicológico, Lucas Pestras, dá dicas de como manter a calma antes, durante e depois da prova.

Publicidade


Com a atuação de 42 instrutores e três estagiários, toda a preparação do CEPV foi realizada ao longo do ano para o formato excepcional da prova do Vestibular 2021. Antes aplicada em duas fases, nesta edição a prova será em apenas uma dia, com 50 questões objetivas e uma redação dissertativa-argumentativa.


Apesar do medo da redação, Rita afirma que é na escrita do texto que os estudantes têm a oportunidade de mostrar o que realmente sabem. "O candidato precisa entender que a redação concorre a favor dele, não contra. É o momento que ele se coloca, mostra as boas ideias e que tem uma mente reflexiva e crítica”, afirma. Nas 50 questões múltipla escolha, segundo Rita, os candidatos precisam ler atentamente o enunciado.

Publicidade


Dicas úteis - Na semana que antecede a prova, Rita de Cássia orienta os vestibulandos a buscarem uma distração que tire o foco somente dos estudos. "Ler um bom livro, assistir filme bem humorado, fazer atividade que dê prazer, como sair para caminhar, seguindo os protocolos de saúde”, exemplifica.


Para o dia da prova, ela também recomenda algumas ações que podem ajudar a ter menos ansiedade. A primeira delas, segundo ela, é preparar com antecedência todo o material que será levado para a prova. São eles: documento original com foto, Cartão de Inscrição (disponível aqui), caneta preta ou azul de corpo transparente – levar caneta extra – além de lápis e borracha, álcool 70º (gel) e da máscara extra, para troca durante o período da prova.

Publicidade


Outra recomendação importante é conferir atentamente o endereço do local de prova, além do trajeto a ser percorrido até o lugar de carro ou por meio do transporte público. É preciso sair de casa com antecedência para evitar transtornos e atrasos. "Sair com tranquilidade, sem pressa também ajuda a diminuir a tensão para aprova”, contata Rita.


Outro conselho da diretora do CEPV diz respeito à alimentação durante o período que antecede a prova. Para Rita, fazer uma boa refeição no domingo é fundamental. Segundo ela, o cuidado com a ingestão de alimentos leves e apropriados na véspera do Vestibular também ajuda no desempenho no dia da prova. "Comer alimentos leves. Nada de feijoada, para não passar mal durante a prova”, alerta Rita.


Dúvidas – Em caso de dúvidas sobre o processo, a coordenadora do CEPV indica procurar os canais oficias da Universidade, acessar o site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos). Já nos locais de provas, 75 ao todo em Londrina, as informações devem ser confirmadas com os fiscais, que estarão devidamente identificados. Os portões dos locais de prova serão abertos às 13 horas.

O trabalho feito pelo Curso Especial Pré-Vestibular da UEL pode ser acompanhado pelas redes sociais e pelo site do CEPV.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade