Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

UEL: Redação do vestibular pode fugir do formato tradicional

Edson Neves - Especial para a FOLHA
17 jan 2022 às 07:25
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O formato da redação do Vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) poderá ter novidades para a edição 2022. Isso porque nos informes dentro do Manual do Candidato - que é documento que traz todas as informações a respeito da prova - há uma pequena alteração no trecho em que fala sobre o teor da redação, abrindo margem para que a universidade aborde estruturas textuais diferentes do que vinha sendo feito até então, que era de dois a quatro textos, de temas variados, no modelo dissertativo-argumentativo.


No edição 2021 do Vestibular UEL, já com formato adaptado, a redação sofreu mudanças, reduzindo para um a quantidade de textos dissertativos-argumentativos, se tornando uma redação semelhante ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O Manual do Candidato trazia a informação da seguinte maneira: "[...] A Prova de Redação, excepcionalmente, constituir-se-á de uma proposta (um único tema). A partir da leitura de textos verbais e não verbais, o candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com o enunciado proposto."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2022, o parágrafo foi alterado para "[...] A Prova de Redação, excepcionalmente, constituir-se-á de uma proposta (um único tema). A partir da leitura de textos verbais e não verbais, o candidato deverá produzir um texto em prosa, de acordo com o enunciado proposto.", sem mencionar qual será o seu modelo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja fotos e vídeos

No ar! Veja a lista de aprovados no vestibular 2024 da UEL

Imagem de destaque
Vestibular de Verão

Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Seu nome está na lista?

UEL lança lista da 2ª convocação do Vestibular 2022 com 303 convocados

Imagem de destaque
Veja os detalhes

UEM prorroga matrículas de calouros aprovados via PAS


"Ano passado a UEL deixou claro o que queria. Agora, o candidato deverá estar preparado para as diversas sequências textuais que terá que escrever. As vezes, pelo enunciado, o aluno não necessariamente deverá criar um texto dentro de um modelo específico e engessado, como no dissertativo-argumentativo, um conto ou uma crônica", explicou o professor Nilson Douglas Castilho, coordenador de ensino médio do Colégio Marista de Londrina.


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade