Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inclusão

Vestibular UEL 2022: 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência

Redação Bonde com Agência UEL
23 ago 2021 às 15:24
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovou na última quinta-feira (19) a reserva de 5% das vagas do Vestibular para pessoas com deficiência, cumprindo Lei Estadual 20.443/2020, que garante o ingresso deste público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. A medida valerá já para a edição de 2022, que será realizada em fase única, em 6 de março de 2022. Na mesma reunião, realizada em formato virtual, os conselheiros aprovaram a realização do Vestibular 2022 preferencialmente em Londrina, como forma de atender as exigências de distanciamento social, ensalamento dos candidatos e segurança para evitar a transmissão do novo Coronavírus.


De acordo com a Resolução aprovada nesta quinta, a Universidade vai reservar 5% das vagas de cada curso e turno de Graduação a pessoas com deficiência. Os candidatos deverão manifestar interesse no ato da inscrição, se auto declarar deficiente e, ainda, atender os requisitos garantidos por Legislação Federal, conforme descrição – deficiência física, auditiva, visual, monocular, mental, transtorno do espectro autista e múltipla.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma comissão, que será homologada pelo Cepe, e que incluirá representantes do NAC (Núcleo de Acessibilidade) da Prograd (Pró-reitoria de Graduação), além de junta médica, deverá ser responsável pela análise dos processos e documentos para comprovar a condição dos candidatos auto declarados deficientes. Segundo a professora Sandra Garcia, da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), a Resolução aprovada pelo Cepe tratou da reserva de vagas instituída por Lei Estadual, como mais uma ação afirmativa para uma Universidade ainda mais aberta e democrática.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja fotos e vídeos

No ar! Veja a lista de aprovados no vestibular 2024 da UEL

Imagem de destaque
Vestibular de Verão

Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Seu nome está na lista?

UEL lança lista da 2ª convocação do Vestibular 2022 com 303 convocados

Imagem de destaque
Veja os detalhes

UEM prorroga matrículas de calouros aprovados via PAS


"É mais um avanço no caminho da inclusão, estamos sim cumprindo a lei, mas não podíamos nos negar a isso”, explicou. De acordo com a professora, existe uma comissão da UEL que a partir de agora passa a debater o atendimento deste público dentro da Universidade, considerando necessidades de adaptações e o atendimento das especificidades.


Sisu - Na reunião desta quinta-feira, o Cepe também ampliou a adesão da UEL ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que considera o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do Ministério da Educação. Em 2022, a UEL passa a oferecer 616 vagas em 40 cursos de graduação. Em 2021, foram 581 vagas em 35 cursos de graduação.

Na última semana o CA (Conselho de Administração) definiu o valor da inscrição do vestibular 2022, que será de R$ 140. As inscrições serão realizadas entre 20 de setembro e 3 de novembro de 2021.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade