Pesquisar

Canais

Serviços

- Agência UEL
Inclusão

Vestibular UEL 2022: 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência

Redação Bonde com Agência UEL
23 ago 2021 às 15:24
Continua depois da publicidade

O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovou na última quinta-feira (19) a reserva de 5% das vagas do Vestibular para pessoas com deficiência, cumprindo Lei Estadual 20.443/2020, que garante o ingresso deste público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. A medida valerá já para a edição de 2022, que será realizada em fase única, em 6 de março de 2022. Na mesma reunião, realizada em formato virtual, os conselheiros aprovaram a realização do Vestibular 2022 preferencialmente em Londrina, como forma de atender as exigências de distanciamento social, ensalamento dos candidatos e segurança para evitar a transmissão do novo Coronavírus.

Continua depois da publicidade


De acordo com a Resolução aprovada nesta quinta, a Universidade vai reservar 5% das vagas de cada curso e turno de Graduação a pessoas com deficiência. Os candidatos deverão manifestar interesse no ato da inscrição, se auto declarar deficiente e, ainda, atender os requisitos garantidos por Legislação Federal, conforme descrição – deficiência física, auditiva, visual, monocular, mental, transtorno do espectro autista e múltipla.

Continua depois da publicidade


Uma comissão, que será homologada pelo Cepe, e que incluirá representantes do NAC (Núcleo de Acessibilidade) da Prograd (Pró-reitoria de Graduação), além de junta médica, deverá ser responsável pela análise dos processos e documentos para comprovar a condição dos candidatos auto declarados deficientes. Segundo a professora Sandra Garcia, da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), a Resolução aprovada pelo Cepe tratou da reserva de vagas instituída por Lei Estadual, como mais uma ação afirmativa para uma Universidade ainda mais aberta e democrática.


"É mais um avanço no caminho da inclusão, estamos sim cumprindo a lei, mas não podíamos nos negar a isso”, explicou. De acordo com a professora, existe uma comissão da UEL que a partir de agora passa a debater o atendimento deste público dentro da Universidade, considerando necessidades de adaptações e o atendimento das especificidades.

Continua depois da publicidade


Sisu - Na reunião desta quinta-feira, o Cepe também ampliou a adesão da UEL ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que considera o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do Ministério da Educação. Em 2022, a UEL passa a oferecer 616 vagas em 40 cursos de graduação. Em 2021, foram 581 vagas em 35 cursos de graduação.

Na última semana o CA (Conselho de Administração) definiu o valor da inscrição do vestibular 2022, que será de R$ 140. As inscrições serão realizadas entre 20 de setembro e 3 de novembro de 2021.


Continue lendo