Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reconhecimento

Forró se torna manifestação da cultura nacional

Sabrina Craide - Agência Brasil
08 nov 2023 às 11:30
- Sumaia Villela/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O gênero musical forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional. O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (7). 


Segundo o projeto de lei, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe há cerca de sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Participaram da assinatura a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi relatora do projeto no Senado.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Reta final

Alane, Isabelle e Matteus se enfrentam no último paredão do BBB 24

Imagem de destaque
Para vários gostos

Sábado com Luan Pereira, Fernando & Sorocaba e Malifoo na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Viralizou

Madonna diz para pararem de falar português em show da turnê 'Celebration Tour'

Imagem de destaque
'Gnomo eternizado'

Rodriguinho faz homenagem ao BBB 24 com nova tatuagem


“Um passo gigantesco para o nosso forró nordestino, e que passará a ter muito mais grandeza, respeito e possibilidade de fazer parte das políticas públicas em nosso país”, disse o deputado nas redes sociais.


Imagem
'O mundo mágico da música' é atração no Teatro Ouro Verde nesta quinta-feira
Com a parceria da palhaça Adelaide, o Quinteto da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina apresenta o espetáculo “O Mundo Mágico da Música” às 19h desta quinta-feira (9), no Cine Teatro Ouro Verde.


Imagem
"Senta que lá vem a Comédia": espetáculo do Ópera Viva será nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (9), às 20h, no Espaço Vila Rica, será dia de “Senta que lá vem a Comédia", espetáculo do projeto Ópera Viva que se propõe a contar histórias sobre as óperas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade