Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Luto

Morre o escritor Antonio Carlos Viana aos 72 anos

Agência Estado
15 out 2016 às 16:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Morreu na noite de sexta-feira, 14, em Sergipe, o escritor e acadêmico Antonio Carlos Viana, autor de O Jeito de Matar Lagartas (Companhia das Letras), livro vencedor do prêmio APCA de 2015 na categoria, entre outros.

O escritor sofria com um mieloma, um câncer na medula óssea, já havia passado por um tratamento, mas a doença retornou. Segundo seu filho, o também escritor André Viana, "vamos celebrar a vida de Antonio Carlos Viana hoje, sábado, 15 de outubro, na Biblioteca Epifanio Doria, em Aracaju. Digo evento, e não velório, porque acredito que a gente precise sair um pouco desse quartinho triste e escuro do fim da vida e bailar no salão iluminado dos grandes homens e mulheres, por que não? É pau, é pedra, mas não é o fim do caminho. É só mais um ciclo. E os ciclos devem ser comemorados". O evento deve começar às 14h.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nascido em Aracaju, Viana era mestre em teoria literária pela PUC-RS e doutor em literatura comparada pela Universidade de Nice, França, e além de um contista consagrado, considerado um dos maiores da literatura brasileira contemporânea, era tradutor e professor universitário aposentado. Entre suas obras publicadas, estão Brincar de Manja (Cátedra, 1974), O Meio e o Mundo (Libra & Libra, 1993), Aberto Está o Inferno (Companhia das Letras, 2004), Cine Privê (Companhia das Letras, 2009), e outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Colegas e amigos escritores lamentaram a morte de Viana via redes sociais. O cronista e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, Humberto Werneck, escreveu: "Um brinde, hoje e sempre, ao grande Antonio Carlos Viana, que se foi de vez nesta madrugada, em Aracaju, não sem antes nos legar sua arte superior".


O escritor carioca Marcelo Moutinho se disse atônito com a notícia. "Viana é referência para todo contista brasileiro. A relativa marginalização do conto em nosso universo literário nunca impediu que continuasse a se dedicar ao gênero. E o fez, sempre, com brilhantismo. Cada novo livro seu era uma aula de como escrever conto", escreveu em sua página pessoal.

A editora Companhia das Letras também postou uma mensagem, prestando solidariedade à família e aos amigos de "um dos principais contistas do Brasil em atividade".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade