Os cantores e compositores Jards Macalé e Jorge Mautner - dois veteranos calejados da música popular brasileira - apresentam-se nesta quinta-feira, a partir das 22 horas, no Era Só o Que Faltava.
Amigos e parceiros desde o início da década de 70, Mautner e Macalé acabam de reeditar a dupla JM & JM, criada oficialmente em 1993 e autora das canções "Puntos Cardinales" e "Planeta dos Macacos", entre outras.
No repertório, os artistas devem incluir velhos clássicos individuais – como "Vapor Barato", de Jards, e "Maracatu Atômico", de Jorge –, sucessos de seus CD mais recentes – Amor, Ordem e Progresso, de Macalé, e Eu Não Peço Desculpa, de Mautner (com Caetano Veloso) –, além de standards de Ary Barroso, Geraldo Pereira, Lupicínio Rodrigues e Noel Rosa.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
A dupla contará ainda com o acompanhamento do violonista Nelson Jacobina. Depois do show principal, sobe ao palco o Trio Quintina, um dos maiores nomes da MPB local.
Reunião de malditos
Em 1970, a ditadura militar já havia espalhado pelo mundo um bom punhado de artistas brasileiros. Em Londres, enquanto Caetano Veloso gravava o seu LP Transa, Jorge Mautner dirigia o seu filme underground O Demiurgo.
Convidado para participar do disco do primeiro, Jards Macalé acabou fazendo também umas pontas no trabalho do segundo. Dessa união, obscura até para as muitas platéias que atualmente cultuam Macalé e Mautner, ambos forjaram uma parceria que ultrapassa três décadas de existência e de sucesso.
Em 1973, já de volta ao Brasil, Jards, para desgosto do governo, organizou o histórico espetáculo-manifesto O Banquete dos Mendigos, em comemoração ao 25.º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.
Para animar a festa, convidou gente como Paulinho da Viola, Raul Seixas, Chico Buarque, Edu Lobo, Johnny Alf e muitos outros. Entre tantos, lá estava Mautner, o amigo de Londres. Oficialmente, foi a primeira vez que se encontraram nas imediações de um palco.
Apenas vinte anos depois, em 1993, a dupla se tornaria oficial, ganhando nome e show próprios. JM & JM nasciam para um show especial no Rio de Janeiro que, de tão bem-sucedido, exigiu ser exportado para vários outros estados brasileiros. São dessa época as canções "Puntos Cardinales" e "Planeta dos Macacos", dois hits da MPB que Macalé e Mautner compuseram em parceria.
Outro intervalo de muitos anos se passou até que JM & JM se reunissem novamente. Contando com o apoio luxuoso do violonista Nelson Jacobina, parceiro constante de Mautner, os dois malditos voltam à carga, embalados pelos bons resultados obtidos por seus últimos discos: Amor, Ordem e Progresso, de Macalé, e Eu Não Peço Desculpa, de Mautner e Caetano Veloso, ganhador do Grammy Latino 2003, na categoria MPB.
No novo show, portanto, aos antigos clássicos de cada um – como "Vapor Barato", de Jards, e "Maracatu Atômico, de Jorge –, vêm somar-se algumas das faixas de seus trabalhos mais recentes e vários standards da música nacional – compostos por Ary Barroso, Geraldo Pereira, Noel Rosa e Lupicínio Rodrigues – reinterpretados por JM & JM.
"Esse show é uma aliança entre dois amigos", diz Macalé. "Dois grandes artistas que fazem parte desta eterna/moderna legião de criadores que tem a liberdade como valor acima de todos os valores". Mautner, para definir a parceria, vai ainda mais longe: "Somos várias pessoas em apenas uma", afirma. "Com Nelson Jacobina, somos uma multidão, criando e recriando situações, percorrendo variadas e estranhas dimensões que vão das gargalhadas às lágrimas, do realismo político ao surrealismo lírico."
Serviço:
JM & JM, Jards Macalé e Jorge Mautner (com participação de Nelson Jacobina) seguido de Trio Quintina
Local: Era Só o Que Faltava
Endereço: Av. República Argentina, 1334 - Vila Izabel
Data: 27 de maio, quinta-feira
Horário: 22 horas
Ingressos: R$ 20 (entrada) e R$ 10 (estudantes)
Telefone: (41) 342-0826