Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A volta de JM & JM

Redação Bonde
26 mai 2004 às 17:25

Compartilhar notícia

Jards Macalé: compositor cultuado tem entre seus grandes sucessos a música "Vapor Barato" regravada pelo grupo O Rappa - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os cantores e compositores Jards Macalé e Jorge Mautner - dois veteranos calejados da música popular brasileira - apresentam-se nesta quinta-feira, a partir das 22 horas, no Era Só o Que Faltava.

Amigos e parceiros desde o início da década de 70, Mautner e Macalé acabam de reeditar a dupla JM & JM, criada oficialmente em 1993 e autora das canções "Puntos Cardinales" e "Planeta dos Macacos", entre outras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No repertório, os artistas devem incluir velhos clássicos individuais – como "Vapor Barato", de Jards, e "Maracatu Atômico", de Jorge –, sucessos de seus CD mais recentes – Amor, Ordem e Progresso, de Macalé, e Eu Não Peço Desculpa, de Mautner (com Caetano Veloso) –, além de standards de Ary Barroso, Geraldo Pereira, Lupicínio Rodrigues e Noel Rosa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


A dupla contará ainda com o acompanhamento do violonista Nelson Jacobina. Depois do show principal, sobe ao palco o Trio Quintina, um dos maiores nomes da MPB local.

Publicidade


Reunião de malditos
Em 1970, a ditadura militar já havia espalhado pelo mundo um bom punhado de artistas brasileiros. Em Londres, enquanto Caetano Veloso gravava o seu LP Transa, Jorge Mautner dirigia o seu filme underground O Demiurgo.


Convidado para participar do disco do primeiro, Jards Macalé acabou fazendo também umas pontas no trabalho do segundo. Dessa união, obscura até para as muitas platéias que atualmente cultuam Macalé e Mautner, ambos forjaram uma parceria que ultrapassa três décadas de existência e de sucesso.

Publicidade


Em 1973, já de volta ao Brasil, Jards, para desgosto do governo, organizou o histórico espetáculo-manifesto O Banquete dos Mendigos, em comemoração ao 25.º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.


Para animar a festa, convidou gente como Paulinho da Viola, Raul Seixas, Chico Buarque, Edu Lobo, Johnny Alf e muitos outros. Entre tantos, lá estava Mautner, o amigo de Londres. Oficialmente, foi a primeira vez que se encontraram nas imediações de um palco.

Publicidade


Apenas vinte anos depois, em 1993, a dupla se tornaria oficial, ganhando nome e show próprios. JM & JM nasciam para um show especial no Rio de Janeiro que, de tão bem-sucedido, exigiu ser exportado para vários outros estados brasileiros. São dessa época as canções "Puntos Cardinales" e "Planeta dos Macacos", dois hits da MPB que Macalé e Mautner compuseram em parceria.


Outro intervalo de muitos anos se passou até que JM & JM se reunissem novamente. Contando com o apoio luxuoso do violonista Nelson Jacobina, parceiro constante de Mautner, os dois malditos voltam à carga, embalados pelos bons resultados obtidos por seus últimos discos: Amor, Ordem e Progresso, de Macalé, e Eu Não Peço Desculpa, de Mautner e Caetano Veloso, ganhador do Grammy Latino 2003, na categoria MPB.

Publicidade


No novo show, portanto, aos antigos clássicos de cada um – como "Vapor Barato", de Jards, e "Maracatu Atômico, de Jorge –, vêm somar-se algumas das faixas de seus trabalhos mais recentes e vários standards da música nacional – compostos por Ary Barroso, Geraldo Pereira, Noel Rosa e Lupicínio Rodrigues – reinterpretados por JM & JM.


"Esse show é uma aliança entre dois amigos", diz Macalé. "Dois grandes artistas que fazem parte desta eterna/moderna legião de criadores que tem a liberdade como valor acima de todos os valores". Mautner, para definir a parceria, vai ainda mais longe: "Somos várias pessoas em apenas uma", afirma. "Com Nelson Jacobina, somos uma multidão, criando e recriando situações, percorrendo variadas e estranhas dimensões que vão das gargalhadas às lágrimas, do realismo político ao surrealismo lírico."


Serviço:
JM & JM, Jards Macalé e Jorge Mautner (com participação de Nelson Jacobina) seguido de Trio Quintina

Local: Era Só o Que Faltava
Endereço: Av. República Argentina, 1334 - Vila Izabel
Data: 27 de maio, quinta-feira
Horário: 22 horas
Ingressos: R$ 20 (entrada) e R$ 10 (estudantes)
Telefone: (41) 342-0826


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo