Dar início a uma banda de rock em Curitiba no ano de 1978 devia ser uma experiência pela qual pouca gente na época poderia passar. Bem diferente de hoje em dia, quando montar uma banda tornou-se um sonho acessível, devido ao barateamento dos preços dos instrumentos, estúdios e fabricação de CDs. Sem falar que as lojas de instrumentos musicais não pipocavam a cada esquina, como acontece hoje.
Pois até mesmo antes de 78, dois dos integrantes do Blindagem já haviam passado por outras bandas, como The Jetsons e A Chave, ambas na linha hard rock. Eram o vocalista Ivo Rodrigues (que também toca gaita e guitarra) e o guitarrista Paulo Teixeira. Os músicos Paulo Juk (baixo), Alberto Rodrigues (guitarra) e Marinho Jr. (bateria) fechavam o time. Esta formação manteve-se inalterada até 1986, quando Marinho Jr. foi substituído por Rubén "Pato" Romero. Em seu estilo, o Blindagem nasceu regido pelo rock setentista (em especial os Rolling Stones) e pelo blues.
Em sua longa jornada, chegaram a ser contratados por uma grande gravadora, a Continental. Nela o Blindagem era o único representante do rock'n'roll em meio ao catálogo de cantores populares (para não dizer bregas) da empresa. O primeiro CD, "Até Mais Verde", foi lançado em 1981 e praticamente nunca saiu de catálogo. Em 1990, foi relançado com duas músicas extras, "Verdura" e "Se Houver Céu", ambas compostas em parceria com Paulo Leminski, que também cantou na última. Em 1999, foi mais uma vez relançado, porém em CD, pela Warner Music. Os demais discos, "Cara e Coroa" (1987) e "Dias Incertos" (1997) foram editados de forma independente. Neste ano, estão lançando uma coletânea caseira de material antigo.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Viver de rock no Brasil em tantos anos é complicado, mas até no campo profissional os cinco músicos são persistentes. Paulo Teixeira faz trilhas e sonoplastia para comerciais, jingles, videos e pequenos filmes. Paulo Juke já trabalhou com produção de shows e eventos, entre diversos outros serviços. Pato Romero dá aulas de bateria, Alberto Rodrigues é produtor de vídeo e audio. Por fim, o vocalista Ivo Rodrigues vive literalmente só de música, como cantor.
Apesar da idade, o Blindagem está longe de perder o fôlego. Atualmente, a banda lançou seu site na internet, voltou a ser procurado pelas gravadoras e possui uma data fixa de shows. Todas as quintas-feiras, eles se apresentam no Plattea Café às 23h, fazendo com que uma frota de motocicletas se concentre na portaria da casa.
Confira neste especial:
>>>> Comentários sobre o Blindagem
>>>> Confira as letras dos maiores clássicos
>>>> Leia entrevista com a banda feita pelo Bonde
>>>> Site oficial: www.bandablindagem.com.br/