Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Camerata Antiqua abre Oficina de Música 2007

Redação Bonde
04 jan 2007 às 17:28

Compartilhar notícia

- Divulgação / Alice Rodrigues
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, às 20 horas deste domingo, 07 de janeiro, no Teatro Guaíra, abre a programação da 25ª Oficina de Música de Curitiba. Na ocasião, o grupo lança o CD "Versos Brasileiros", com repertório voltado a compositores brasileiros como Henrique de Curitiba, Ernst Mahle, Ronaldo Miranda, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes. A regência do concerto e das gravações do CD é do maestro Wagner Polistchuk, com a participação dos solistas Edna D´Oliveira (soprano) e Paulo Braga (piano).

O CD "Versos Brasileiros" é o 17º lançado pela Camerata Antiqua de Curitiba, após seis anos sem gravar. Na discografia do grupo constam trabalhos em elepês e CDs. A maioria das composições reunidas em "Versos Brasileiros" não tinha gravação anterior. "As composições são todas de grandes nomes da música, mas muitas delas nunca tinham sido gravadas", ressalta o maestro Wagner Polistchuk.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O maestro Wagner Polistchuk tem se apresentado à frente de importantes orquestras, entre elas a Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica de Mendoza (Argentina) e Hermitage São Petersburgo Orchestra (Suíça).

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Bacharel em trombone pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, Polistchuk especializou-se como instrumentista na Alemanha, sob a orientação de Branimir Slokar, como bolsista da Fundação Vitae. Retornando ao Brasil, reassumiu o cargo de trombone solo da Osesp, posição que ocupa desde 1985. Venceu vários concursos nacionais e, em 1997, foi quarto colocado no Concurso Internacional de Trombones Giovani Concertisti, na cidade de Porcia (Itália).

Publicidade


No concerto de abertura da Oficina de Música 2007, o maestro Wagner Polistchuk terá como solistas a soprano Edna D´Oliveira e o pianista Paulo Braga. Nome de destaque na área musical, Edna D’Oliveira interpretou várias óperas, atuando como Gilda, em "Rigoletto" (Verdi); Adele, na opereta "Die Fliedermaus" (J.Strauss JR); Papagena, na "Flauta Mágica" (Mozart); e participando da obra "Chapéu de Palha de Florença" (Nino Rotta), entre outras.


O pianista Paulo Braga é responsável pela criação do Departamento de Música Popular do Conservatório Estadual Dr. Carlos de Campos de Tatuí (SP), em 1990, onde atualmente integra a área de Piano e Prática de Conjunto. Juntamente com Paulo Flores, responde pelas cinco edições do "Festival Brasil Instrumental", evento representativo da música brasileira.

Publicidade


A Camerata Antiqua
Criada em 1974 pelo maestro Roberto de Regina ao lado da cravista Ingrid Seraphim, a Camerata Antiqua de Curitiba é formada por Coro e Orquestra de Cordas.


A princípio, seus cantores e instrumentistas receberam orientação técnica do contratenor Gerard Galloway e do violinista Paulo Bosísio. A proposta inicial do grupo baseava-se na pesquisa e interpretação da música antiga, mas após um longo período de dedicação exclusiva à música renascentista e barroca, passou a dedicar-se aos demais períodos, chegando ao repertório dos compositores da atualidade.

Publicidade


Nos anos de 1987 e 1988, a Camerata Antiqua teve como regente titular Lutero Rodrigues, e hoje tem como maestro emérito Roberto de Regina. Composta por 16 cantores e 16 instrumentistas, a Camerata Antiqua de Curitiba realiza temporadas de concertos anuais com regentes convidados e solistas nacionais e internacionais para a execução de expressivas obras.


A Oficina de Música
A 25ª edição da Oficina de Música de Curitiba, pólo de formação de músicos e instrumentistas do país e exterior, acontece de 07 a 31 de janeiro com inúmeras novidades. A principal delas é a duração da Oficina, que passa de 17 para 25 dias, em alusão aos 25 anos do evento.

Publicidade


Será a maior edição da história da Oficina de Música. Além das tradicionais oficinas de música erudita e popular, essa edição terá a música antiga e a continuação da música eletrônica no calendário de eventos.


Além disso, terá a inclusão do blues, que aparece pela primeira vez na Oficina, e a feira de música, na qual os alunos podem encontrar diversos serviços como oficinas, exposições, workshops, cursos e palestras.

Serviço:
Concerto e cerimônia de abertura da 25ª Oficina de Música de Curitiba com a Camerata Antiqua de Curitiba, que lança o CD "Versos Brasileiros"

Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto
Endereço: Rua XV de Novembro s/n – Centro
Data: 07 de janeiro, domingo
Horário: 20h
Ingressos: R$ 10 (ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível)
Informações: www.oficinademusica.org.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo