Não se assuste se você encontrar um monte de gente cambaleando com roupas esfarrapadas, olhar mórbido e manchas de sangue pelo corpo, justamente no dia da Páscoa. A brincadeira é conhecida como Zombie Walk, ou Caminhada dos Mortos, que homenageia as criações do cineasta George Romero e também divulga filmes de terror e bandas que apreciam o tema.
A passeata de ''mortos-vivos'' teria se originado no Canadá, em 2003, quando poucas pessoas decidiram encarnar os zumbis de filmes como A Noite dos Mortos-Vivos, Madrugada dos Mortos ou O Dia dos Mortos, todos da clássica trilogia de Romero. Os fãs dos filmes de terror gostaram e a brincadeira se espalhou pelos Estados Unidos, Austrália, países da Europa e Brasil, em 2006.
Em São Paulo e Porto Alegre a Zombie Walk reuniu de 300 a 500 adeptos -entre centenas de outros curiosos- e em Curitiba a primeira edição contou com apenas 50 pessoas. A Caminhada dos Mortos curitibana, que por muitos foi confundida como evento paralelo do Psycho Carnival, não teve a adesão esperada porque no dia choveu bastante. Por isso, a organização decidiu repetir a dose com uma programação própria, independente de festivais.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Qualquer um pode participar, desde que entre no espírito da brincadeira e compareça à reunião dos ''zumbis'' com roupas esfarrapadas e maquiagem pálida. Existe uma certa ''etiqueta zumbi'' para evitar distorções no objetivo do evento: a caminhada é uma homenagem aos mortos-vivos de Romero e não a serial killers e criaturas famosas de filmes de terror, como Freddy Krueger.
Além disso, mortos-vivos não falam, não gritam palavras de protesto e nem saem por aí correndo feito um puma. No máximo, balbuciam ''miolos...''. Não tema se encontrar com um desses pelas ruas de Curitiba, afinal de contas, o pessoal fantasiado promete apenas fazer pose e não atacar ninguém.
O II Zombie Walk começa entre as 17 e 18 horas de domingo, na Praça Santos Andrade. Em seguida, o grupo sai cambaleando pelas ruas até o Porão Rock Club. Após a caminhada, a casa noturna recebe os ''mortos-vivos'' com shows das bandas Lades, Pipemaze, Janeiro e Chernobillies, além de discotecagem de Alyssound, Jo Mistinguett, Mr. Mxyzptlk e Sir Ludovic.
Serviço:
Zombie Walk II Edição.
Domingo de Páscoa, reunião a partir das 16 horas, na Praça Santos Andrade. Ao final da caminhada, show com as bandas Lades, Pipemaze, Janeiro e Chernobillies, além de discotecagem de Alyssound, Jo Mistinguett, Mr. Mxyzptlk e Sir Ludovic, no Porão Rock Club, que fica na rua Carlos Cavalcanti, 1.188. A entrada para as apresentações custa R$ 5 para quem estiver como ''zumbi'' e R$ 7 para quem for com trajes normais. Mais informações pelo telefone 3324-8678.