Quem nunca se pegou cantando um sucesso musical sem perceber? Pois é, todo mundo sabe que algumas canções são mais atrativas do que outras, mas ninguém sabe muito bem o porquê disto. É este mistério que uma equipe de cientistas de uma universidade inglesa tentou desvendar.
Pesquisadores da Faculdade de Engenharia da Universidade de Bristol argumentam que é possível predizer o sucesso de uma canção utilizando algoritmos. Para chegar a tal conclusão, eles analisaram 40 faixas da lista das mais ouvidas nos últimos 50 anos.
As canções foram separadas em dois grupos: de um lado as mais populares entre elas (top 5) e de outro as menos (da posição 30 à 40). Na sequência, foram estudadas características como duração da música, ritmo e sonoridade.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Com as informações em mãos, eles puderam chegar a uma lista contendo o peso de cada um destes atributos, o que permitiu auferir uma nota para cada melodia.
Usando as notas, foi possível então apontar as diferenças entre ''hit'' e ''não hit''. No entanto, esta classificação varia de acordo com as mudanças culturais de cada época. ''Na realidade, descobrimos que o potencial de se tornar hit depende da época. Isso pode ser em função do estilo musical dominante, cultura e meio ambiente'', afirmam os especialistas.
(com informações do jornal O Estado de S. Paulo)