Um espetáculo musical, cênico e poético. É isto que o público de Curitiba vai encontrar no show da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado, que se apresenta na capital paranaense nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Sociedade Vasco da Gama, mais conhecida como Forró Calamengau.
Desta vez o grupo vem à cidade com repertório novo, calcado nas canções do segundo álbum "O Palhaço do Circo Sem Futuro", lançado no final do ano passado. Este disco é bastante diferente do primeiro - batizado simplesmente com o nome da banda - que revelou o grupo nacionalmente. Se no primeiro, o grupo se concentrou mais na parte percussiva (até porque a produção foi de Naná Vasconcelos), no novo disco os arranjos de cordas ganham mais destaque. Além disso, as músicas têm andamento mais rápido, fazendo de "Palhaço..." um álbum mais energético.
Segundo a organização, o show do Cordel está marcado para começar, no máximo, até a meia-noite. Antes, pontualmente, às 23 horas, sobe ao palco o grupo local Boizinho Faceiro para realizar o show de abertura. O grupo realiza um estudo sobre as raízes da música brasileira, especialmente do estado de Pernambuco. Seu repertório traz Maracatu, Cavalo Marinho, Toré, Caboclinho, Côco, entre outros estilos relacionados.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Na trilha deste Cordel
O Cordel do Fogo Encantado surgiu em 1997, na cidade de Arcoverde, porta de entrada do sertão pernambucano, como um espetáculo teatral homônimo, baseado em música e poesia. Durante os dois anos seguintes percorreu todo o interior de Pernambuco com grande sucesso.
Em fevereiro de 1999, o que era um espetáculo teatral adquiriu característica de show e teve sua estréia no Festival Rec-Beat, no Recife. Mesmo reformulado, o espetáculo manteve elementos cênicos, com poesias e textos pontuando as músicas. O impacto dessa apresentação alçou o grupo à condição da mais importante revelação da música pernambucana pós-Chico Science. O grupo é formado por Lirinha (voz e pandeiro), Clayton Barros (violão e voz), Emerson Calado, Nego Henrique e Rafa Almeida (estes três últimos na percussão e voz).
Entre as últimas vitórias da banda está a conquista do Prêmio Tim de Música (equivalente ao Prêmio Sharp) como Melhor Grupo na categoria Regional. No cinema, o grupo apareceu no filme "Deus é Brasileiro" tocando a música "Os Anjos Caídos (Ou A Construção do Caos)". E no recém-lançado "Lisbela e o Prisioneiro", o vocalista Lirinha comparece com uma faixa solo - porém com arranjos produzidos pelo próprio Cordel do Fogo Encantado.
Serviço:
Cordel do Fogo Encantado
Abertura com grupo Boizinho Faceiro
Local: Sociedade Vasco da Gama (Forró Calamengau)
Endereço: R. Roberto Barrozo, 1190 - São Francisco/Mercês
Data: 29 de agosto, sexta-feira
Horário: A casa abre às 22 horas. O primeiro show começa às 23 horas, pontualmente
Ingressos: R$ 15 antecipados (à venda no Armazém do CD da Praça Osório, Café do Teatro e Forró Calemengau)
Informações: (41) 338-7766 / 868-2129