Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cordel do Fogo Encantado abre programação do Curitiba Literária

Redação Bonde
31 out 2007 às 17:28

Compartilhar notícia

- Divulgação/Paulo Pereira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado abre na Ópera de Arame, domingo, 04 de novembro, às 20h, a primeira edição do Curitiba Literária – evento que vai movimentar a cidade durante uma semana com shows, peças de teatro, bate-papo com escritores e lançamentos de livros.

O ingresso para o espetáculo de abertura pode ser trocado antecipadamente por um livro novo de literatura na Livraria Dario Vellozo (Praça Garibaldi, 07 – Setor Histórico). No dia do show, uma exposição apresentará imagens do escritor e cineasta Valêncio Xavier, homenageado do Curitiba Literária. A promoção é da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC-PR).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Curitiba, o grupo apresentará as músicas de seu terceiro álbum, Transfiguração, que propõe um passeio pelos universos de Graciliano Ramos, Ítalo Calvino, Nietzsche, Euclides da Cunha, Ana Cristina César, o beatnik de Jack Kerouak, além de Bertolt Brecht e José Celso Martinez Corrêa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


As composições do CD serão apresentadas no show pelo grupo formado por José Paes de Lira (voz), Clayton Barros (violão e voz), Emerson Calado, Nego Henrique e Rafa Almeida (percussão e voz).

Publicidade


O trabalho completamente autoral reflete as mudanças na trajetória do Cordel que, em 1997, saiu da pequena Arcoverde, sertão pernambucano, para ganhar os ouvidos e as praças do mundo inteiro. Do mergulho nos registros sonoros de suas origens, explorados no primeiro disco, passando pela combustão de "O Palhaço do Circo Sem Futuro", dá-se a evolução musical da banda que cada vez mais apresenta uma musicalidade própria, única, forte, marcante e impactante.


A base continua a mesma: três percussões, um instrumento harmônico e a força da poesia como motivo da reunião dos instrumentos. A percussão é levada para um ambiente mais contemporâneo e traz uma música inventiva, diferente da simples reprodução de ritmos existentes.

Publicidade


O álbum – Com produção musical de Carlos Eduardo Miranda (O Rappa, Mundo Livre S/A, Raimundos e Skank), co-produção de Gustavo Lenza (Bnegão e Mamelo Sound System) e mixagem de Scotty Hard ( De La Soul, Wu Tang Clan, John Spencer Blues Explosion e Nação Zumbi), Transfiguração aponta o caminho de movimentação e mutação sonora da banda.


Pela primeira vez o processo de composição foi invertido. Nos álbuns anteriores, o espetáculo nascia antes para depois virar registro de áudio. Agora, o disco nasceu primeiro como música para posteriormente ser colocado em cena na estrada.

Publicidade


O grupo transita tanto pelas artes cênicas quanto pela música. "No primeiro disco convidamos Naná Vasconcelos por sua capacidade de teatralização da imagem em som. No segundo, radicalizamos assinando a própria produção musical para assumir totalmente a autoria do trabalho. Neste terceiro, a escolha de Miranda, Lenza e Scotty Hard sinaliza essa transformação, ao optarmos por trabalhar com produtores de forte expressão no meio musical", comenta José Paes de Lira, vocalista e compositor do grupo.


Com produção independente, que contou com o patrocínio da Petrobrás, Transfiguração traz 15 faixas, incluindo um bônus track com um solo de Clayton Barros e dois poemas: TLANK!, de Manoel Filó; e Canto dos Emigrantes, de Alberto da Cunha Melo, com interferências e texturas sonoras de Lira com Buguinha Dub.

Serviço:
Show de abertura do Curitiba Literária
– evento promovido pela Fundação Cultural de Curitiba e SESC-PR
Cordel do Fogo Encantado
Data: 4 de novembro, às 20h
Local: Ópera de Arame
Endereço: Rua João Gava, s/nº - Pilarzinho
Ingressos: um livro novo de literatura. A troca pelo ingresso pode ser feita antecipadamente na Livraria Dario Vellozo (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico) ou na Ópera de Arame, antes do espetáculo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo