O Paraná é vizinho do Paraguai, muita gente já foi e vai com frequência ao país fazer compras e sabe que o time deles costuma perder para nossa seleção. No entanto, o que mais os paranaenses sabem sobre a cultura guarani?
A pergunta levou a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Governo Paraguaio, a realizar entre os dias 11 e 18 deste mês a Semana da Cultura do Paraguai na capital paranaense.
''Nós somos vizinhos do Paraguai e por incrível que pareça a maior parte dos paranaenses não conhece a produção cultural realizada naquele país. Essa Semana é o primeiro passo para que possamos estreitar esse conhecimento artístico'', explica a secretária de Cultur, Vera Mussi. Na programação, diversas manifestações artísticas paraguaias, desde shows musicais, até exposição de artes plásticas, literatura, dança, artesanato e mostra de filmes, tudo gratuito.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
A Semana da Cultura do Paraguai começou no último sábado, com a exposição ''Avatares'', da artista plástica María Glória Echauri, mais conhecida como Malola, com obras de cerâmica, fotografia e instalações.
No início da semana, o público pôde conferir palestra com o escritor Domingo Aguillera, com o tema ''Historia cultural compartida, un presente para la integración regional'' e também pôde conferir a apresentação do músico Rolando Chaparro, um dos maiores nomes da música moderna do Paraguai, apresenta painel musical e também promete uma jam session com o Quarteto de Helinho Brandão. A programação ainda conta com filmes todos os dias e, no final de semana, música e dança.
Serviço:
Semana da Cultura do Paraguai
- Exposição ''Avatares'' - Da artista plástica María Gloria Echauri (Malola). Até o sábado, na Casa Andrade Muricy, na Alameda Dr. Muricy, 915. Horário de visitação de segunda a sexta, das 10 às 19 horas, sábados e domingos, das 10 às 16 horas. Entrada franca.
- Exposição de livros de autores paraguaios - Clássicos e contemporâneos. Até o sábado, na Casa Andrade Muricy. Entrada franca.
- Mostra de Artesanato com trabalho de artesãos paraguaios - Tecidos, cestaria e talhas de madeiras. Até o sábado, na Sala do Artista Popular, na rua Saldanha Marinho, s/nº - anexo a Secretaria de Cultura. Horário de visitação de segunda a sexta, das 10 às 18 horas. Entrada franca.
- Mostra do Cinema Paraguaio - Até o sábado, todos os dias às 17 e 19 horas, na Cinemateca de Curitiba, que fica na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174. Entrada franca.
- Francisco Russo, grupo Latino e Ballet Mimbipa - Música e dança tradicional do Paraguai com os espetáculos ''Festa Patronal'', ''Danças tradicionais e populares do Paraguai'' e ''Festa de São João''. Na sexta e no sábado, às 20 horas, no Canal da Música. Entrada franca.