A previsibilidade nunca acompanhou mesmo Tim Maia: o descompromisso com a agenda de shows, os resmungos grosseiros endereçados aos técnicos de som e a simpatia pelas drogas fizeram dele um artista excêntrico desde sempre.
Mas entre 1974 e 1976, a bizarrice foi além. O primeiro indicativo de que algo estranho estava para acontecer surgiu com a notícia de que o cantor havia largado os vícios, todos eles.
Tim Maia estava limpo e isso já era suficientemente intrigante. Mais espantosa seria a razão da abstinência anunciada: o cantor havia mergulhado na Cultura Racional, espécie de seita que mistura umbanda e a crença em extraterrestres para decifrar a origem e o destino da existência humana. Tudo com base em ensinamentos do livro "Universo em Desencanto".
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Fanático, o compositor passou a vestir-se só de branco, dedicou dois dos álbuns mais inspirados de sua discografia à causa - Tim Maia Racional Vol. 1 (1975) e Tim Maia Racional Vol. 2 (1976) - e foi às ruas para vender os discos em semáforos do Rio de Janeiro.
Ainda em 1976, outra reviravolta: o músico se desencantou com a seita, vociferou aos quatro cantos que aquilo tudo não passava de trambique e renegou os álbuns, jamais reeditados em CD. Raríssimos, os LPs originais podem custar até R$ 500 atualmente.
O primeiro volume da dobradinha completa 30 anos em 2005 e o aniversário chega junto com uma notícia, no mínimo, inusitada: segundo Carmelo Maia - filho de Tim e herdeiro do espólio do artista - David Bowie quer regravar algumas faixas da fase racional.
''O contato aconteceu no ano passado, por intermédio do Ed Motta. Não sei os detalhes, meus advogados estão tratando disso. Mas ainda não decidimos se vamos autorizar, vai depender do 'faz-me rir''', conta, referindo-se aos valores envolvidos na conversa.
''Tim Maia Racional é uma jóia, não posso liberar de graça para o David Bowie.'' Carmelo também anuncia que quer lançar finalmente os dois álbuns em CD em 2005. ''Só depende de uma definição da gravadora que vai distribuir.''