Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Diálogo de linguagens

Jackeline Seglin - Folha de Londrina
17 nov 2004 às 17:25

Compartilhar notícia

A delicadeza dos textos de Lygia Fagundes Telles e Ana Cristina César, entre outros autores, é a base de um espetáculo que mistura linguagens - Cláudio de Souza/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um espaço amplo, várias situações de vida. Relações humanas em foco. Imagens, sons, cheiros, palavras. A memória. E um convite para uma viagem em ''A Noite e Eu'', terceiro trabalho da Companhia de Teatro Labirinto, que entra em cartaz em Londrina.

O espetáculo foi concebido em um barracão da Travessa Amazonas, uma antiga malharia, que estará aberto até 12 de dezembro, com apresentações de quarta-feira a domingo, às 21 horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com esse espetáculo, a Cia. Labirinto pretende dar continuidade à sua pesquisa, que trabalha a ocupação e transformação de espaços, a seleção de idéias a partir de contos e a abordagem das relações humanas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Para esta montagem, o grupo formado pelos atores José Maria Pereira Júnior, Luiz Renato Ferreira, Michelle de Almeida, Rosane Brandão e Vera Lúcia Pilchowski buscou o diálogo de linguagens, atraindo para o projeto outros profissionais.

Publicidade


Com direção de Maria Fernanda Coelho, ''A Noite e Eu'' tem concepção sonora da musicista e radiomaker Janete El Haouli, cenários e figurinos da artista plástica Letícia Márquez, preparação corporal e coreografias do bailarino e coreógrafo Cláudio de Souza.


A trupe também recebeu orientação de Carlos Tangará e Juliana Tangará sobre técnicas circenses aéreas. ''A Noite e Eu'' é o resultado desse processo colaborativo.

Publicidade


Para Maria Fernanda Coelho, a experiência da Cia. Labirinto foi um desafio de trabalhar essa junção de linguagens. ''Não foi fácil, porque não trabalhamos em módulos, mas em conjunto. Esse diálogo existe e dá resultados''.


''A Noite e Eu'' é um título inspirado no livro de contos ''A Noite Escura e Mais Eu'', de Lygia Fagundes Telles, que também dá nome ao projeto patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Publicidade


A montagem apresenta histórias fragmentadas, narradas sob diferentes pontos de vista e que podem ser percebidas de diferentes formas pelo espectador.


Essas histórias são sugeridas por contos de Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Rubem Fonseca, Hilda Hilst e pela poesia de Ana Cristina César.

Publicidade


''Os textos nos dão imagens, sons, frases, cores. Não tem uma adaptação dos contos. É um processo colaborativo, no qual tudo é um diálogo de linguagens'', diz José Maria, salientando que o espetáculo destaca a condição feminina em vários aspectos.


Maria Fernanda Coelho afirma que o espetáculo tem densidade, mas segue uma característica da companhia, que é a alegria, a celebração.

Publicidade


O espaço-espetáculo amplia a viagem do público e é uma tentativa de estabelecer uma nova relação com a platéia. São mais ou menos 900 metros quadrados de área, com cenas e instalações que podem ser vistas ao mesmo tempo e de diferentes ângulos.


São 13 ambientes com situações diferentes de vidas das pessoas, em cenas abstratas e reais. ''A concepção de Letícia Márquez trabalha cor e movimento. E junto com o som, o texto, o corpo, busca o envolvimento sensorial do público'', relata José Maria. O espectador vai percorrer esse labirinto de cores, sons, luz, texturas e formas.


Serviço:
A Noite e Eu

Espetáculo da Cia. de Teatro Labirinto
Horário: 21 horas
Endereço: Travessa Amazonas, 81 (entre as ruas Rio Grande do Sul e Amazonas, próximo ao estádio VGD)
Datas: de 17 de novembro a 12 de dezembro, de quarta-feira a domingo
Ingressos: R$ 5,00 (R$ 2,50 para estudantes e aposentados)
Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura/Secretaria da Cultura de Londrina.
Apoio: Loro Peças, Dafel e Central de Serviços Ltda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo