Este ano Dona Ivone Lara, no alto de seus 84 anos, teve um reconhecimento de que sua música não envelhece. No mês de outubro ela foi uma das atrações do conceituado Tim Festival, festival realizado em São Paulo e Rio de Janeiro, que normalmente é formado por artistas novos ou que agradam ao público na faixa etária entre 25 e 30 anos.
Pouco mais de um mês depois, esta respeitada dama do samba tradicional carioca, apresenta-se em Curitiba, provavelmente com o mesmo show do festival. O evento ocorre no Teatro do SESC da Esquina nesta sexta-feira, dia 02 de dezembro, a partir das 21 horas.
Nascida Yvonne Lara da Costa em Botafogo, no Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1921, filha de uma cantora de rancho, começou a compor com 12 anos. Uma de suas primeiras músicas foi o estribilho de partido-alto Tiê-tiê (nome de um pássaro de que gostava muito).
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Cresceu entre sambistas. Após a morte de seus pais, aos 17 anos, foi morar na casa do tio, Dioniso Bento da Silva, que pertencia a um grupo de chorões, com ele aprendeu a tocar cavaquinho. Em 1947, foi morar em Madureira e começou a freqüentar a extinta escola de samba Prazer da Serrinha. Nessa época compôs muitos sambas e partidos-alto, que eram mostrados aos outros sambistas pelo seu primo Mestre Fuleiro (também compositor), como se fossem dele, pois o preconceito vigente não favorecia a aceitação de mulher sambista.
Casou, em 1947, com Oscar Costa, filho do presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, e nesse mesmo ano fez um samba com o qual a escola desfilou - "Nasci para sofrer". Com o desaparecimento da escola, transferiu-se com todo o seu grupo, para o G.R.E.S. Império Serrano, fundado em 1947 por dissidentes da Prazer da Serrinha.
De lá pra cá continuou compondo sambas-enredo, muitos foram vencedores de desfiles de escolas de samba, até se sagrar madrinha da ala dos compositores da Império Serrano. Gravou 7 discos e participou de outros tantos. Um de seus últimos trabalhos foi o álbum "Samba Pras crianças", do selo Biscoito Fino, que reunia grandes intérpretes (Dona Ivone, Ney Matogrosso, Moska, Dudu Nobre) acompanhando um coro afinadíssimo de dez meninos e meninas que integram a ONG "Toca o Bonde - Usina de Gente".
Serviço:
Dona Ivone Lara
Data: 02 de dezembro, sexta-feira
Horário: 21h
Local: Teatro do SESC
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 969
Ingressos: R$20 e R$10 (com a apresentação do cartão "Diversão e Arte" do Curitiba Interativa)
Telefone: (4) 3322-6500