O Curitiba Pop Festival começa neste sábado, na Pedreira Paulo Leminski, e a ansiedade para ver bandas como Teenage Fanclub e Pixies só aumenta entre os fãs de pop rock. E, importante lembrar, é que pelo menos mais uma dezena de grupos também valem o preço do ingresso.
Exemplo disso, são a paulista Ludov e a curitibana Excelsior, as duas únicas da lista que trazem mulheres liderando os vocais.
A primeira, formada por Vanessa Krongold (voz e violão), Eduardo Filomeno (baixo), Mauro Motori (guitarra, teclado e voz) e Habacuque Lima (guitarra e voz) quer sair do sucesso independente principalmente após o término da banda Maybees, em 2001 para virar pop radiofônico.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Com o lançamento do EP ''Dois a Rodar'', o grupo segue os passos dos cariocas do Los Hermanos, com letras em português mas cheio de referências a bandas gringas, principalmente Beatles, Yo La Tengo, Belle & Sebastian e The Rentals.
Já os representantes paranaenses seguem uma linha mais intimista, melancólica. Denis Nunes (baixo e teclados), Rodrigo Stradiotto (voz, guitarra, violão e baixo), Aline Roman (voz e harmônica), J.C. Branco (bateria) e Rafael Martins (voz, guitarra e teclados) aproveitam experiências que tiveram em outras bandas, como Woyzeck e Loaded, para fazer um tipo de música para que as pessoas prestem atenção nas melodias, no clima e na história que os músicos pretendem trazer através de suas canções.
A mensagem acaba não sendo tão acessível, já que as músicas são cantadas em inglês, mas, segundo a banda, ''a língua inglesa é tão comum quanto francês, espanhol ou português. Usamos o inglês nestas canções pois parece que foi a língua que mais se adaptou a elas''.
O grupo evita falar em influências musicais, para não restringir o universo sonoro dos ouvintes, mas carrega o tom soturno de Black Box Recorder e My Bloody Valentine, assim como também conta histórias tristes com harmonias alegres, característica marcante do Belle & Sebastian.
De acordo com Rafael Martins, as novas músicas, que serão apresentadas no Curitiba Pop Festival, serão um pouco diferentes das primeiras composições, já que o grupo passou dois anos com apenas alguns shows. ''A gente gravou e depois ficou um bom tempo sem tocar. A gente se reuniu no último final de semana para tocar justamente para se preparar para o festival'', disse.
Martins afirma que houve mudanças no som, principalmente na consistência das produções. ''Sentimos que evoluímos nesse tempo, a banda ganhou mais personalidade. O som também ganhou mais peso, as guitarras estão mais pesadas, como queríamos.''
Serviço:
Mais informações e músicas sobre o Ludov podem ser encontrados no site www.ludov.com.br e o material do Excelsior está na Internet no endereço www.excelsiortheband.com.br. Ambas tocam no segundo dia de festival, no sábado.