Acontece no próximo sábado, 28 de agosto, a segunda edição do projeto de música popular brasileira Independência ou Sorte, idealizado e produzido pelos músicos Téo Ruiz e Estrela Leminski, da banda curitibana Casca de Nós.
Às 21 horas, sobe ao palco do Teatro do Paiol a dupla mineira A Danaide, formada por Maísa Moura e Makely Ka - também poeta, autor do recém-lançado livro Ego Excêntrico.
Na quarta-feira (25.08), às 18h30, Makely Ka também integra, juntamente com o professor de literatura Wellington Wella, uma mesa de debates sobre "Poesia, Letra de Música e Mercado Cultural", a ser realizada no Anfiteatro 100 da Reitoria da UFPR e mediada pelo historiador Marcos Napolitano.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
O mesmo evento acontece na quinta, só que em outros horário e endereço: a partir das 17h30, no Auditório da FAP, Makely e Wella discutem mediados pelo músico Sérgio Deslandes.
Para Ka, iniciativas como o Independência ou Sorte são de extrema relevância para a saúde da cultura nacional. "Projetos que promovam o intercâmbio entre novos artistas de diferentes estados representam uma quebra de paradigma na indústria fonográfica", afirma o poeta, lembrando que a tal "grande indústria" encontra-se à beira da ruína.
Isso teria aberto uma "brecha" para os independentes. "Eles vêm se valendo da internet - como meio de troca de informação, organização e divulgação de seus trabalhos - e do estúdio caseiro - como forma viável de produzir seus CDs", diz Ka. E deixa claro: "Só considero independentes os grupos e artistas que, efetivamente, botam a mão na massa."
A Danaide trabalha com sonoridades diversas, mistura-as com fluidez e propriedade. Para definir sua obra, Makely Ka prefere apelar para a descrição feita dela pelo compositor Renato Villaça, buscando assim uma imagem que funcione como súmula e símbolo de sua música: uma "roda motriz que conduz notas, palavras e idéias". Nela, tudo caberia: "o canto e as violas do norte de Minas combinados com a poesia urbana de cimento e aço".
Serviço:
Independência ou Sorte
Data: 25 de agosto, quarta-feira
Poesia, Letra de Música e Mercado Cultural - Debates com Makely Ka e Wellington Wella
Horário: 18h30
Local: Anfiteatro 100 da Reitoria da Universidade Federal do Paraná - R. General Carneiro, 460. Mediação de Marcos Napolitano.
Data: 26 de agosto, quinta-feira
Poesia, Letra de Música e Mercado Cultural - Debates com Makely Ka e Wellington Wella
Horário: às 17h30
Local: Auditório da FAP - Faculdade de Artes do Paraná - Rua dos Funcionários, 1357, Cabral, (41) 253-1771. Mediação de Sérgio Deslandes.
Entrada franca.
Data: 28 de agosto, sábado
A Danaide
Show com Makely Ka e Maísa Moura
Horário: 21h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (estudantes, classe artística e maiores de 65 anos).
Local: Teatro do Paiol - Largo Professor Guido Viaro, 51, Prado Velho, (41) 213-1340. Mais detalhes sobre o projeto no site www.independenciaousorte.tk