O início do século XXI ficou marcado pelas disputas judiciais entre gravadoras e sites que disponibilizavam músicas na internet. Passados dez anos, o panorama mudou e a internet, até então considerada vilã, tornou-se ferramenta indispensável ao artista.
Em passagem por Londrina, onde fizeram um show para mais de 20 mil pessoas no Parque Ney Braga, os músicos do grupo Exaltasamba comentaram sobre estas mudanças. "Durante um bom tempo, quando a gente vivia da venda dos discos, a internet era prejudicial. Mas hoje a realidade é diferente, a gente vive de shows. Quanto mais gente souber as nossas músicas para ter vontade de ir aos shows, melhor", afirmou o vocalista Péricles em entrevista ao Bonde.
"É uma verdade q tá acontecendo há alguns anos. As gravadoras mudaram de perfil, são meras distribuidoras. A gente se adequou a este perfil, e hoje a internet faz com que estejamos mais perto do nosso público", completou.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Novo Trabalho
O Exaltasamba comemora 25 anos de carreira com o lançamento de um DVD gravado em junho no estádio do Parque Antarctica, em São Paulo, para quase 40 mil pessoas. Mais uma vez, a internet serviu como ferramenta para o grupo. "Divulgamos as músicas antes no Twitter, só voz e violão, e a galera absorveu de uma maneira fantástica. Todo mundo cantando as músicas inéditas", conta o vocalista Thiaguinho.
A estrutura do show, com presença da orquestra Bachiana, impressionou o público, e mostrou que o pagode começa a deixar para trás a marca de um estilo musical simples e sem qualidade. "Isso vai refletir não só na nossa carreira, mas no movimento todo. A história do samba é de um movimento marginalizado, que veio das classes menos favorecidas. E hoje em dia todo mundo curte. Um trabalho como esse é necessário para mostrar que o samba não tem mais fronteiras, consegue transitar em várias classes sociais", finaliza Thiaguinho.
O DVD deve chegar às lojas em outubro.