Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lei de Incentivo à Cultura garante novo gás à produção londrinense

Murilo Gatti
22 jan 2002 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com apenas um ano e três meses de existência, a banda Silêncio foi uma das aprovadas pela lei de incentivo e irá gravar o primeiro CD do grupo. São 14 músicas que trafegam entre o universo do pop e do rock. "A aprovação do projeto foi muito boa para a banda. As músicas já estão todas prontas, só estamos aprimorando os arranjos", conta o baterista Maurício. As letras do grupo falam de vivências e situações do cotidiano. O disco será gravado em Londrina e tem previsão de lançamento para o mês de setembro. A banda é formada por Thiago (guitarra e vocal), Leandro (guitarra), Marcos (guitarra), Abílio (baixo) e Maurício (bateria).

A banda Primos da Cida conseguiu garantir a gravação do seu terceiro CD e começa o ano de 2002 a todo vapor. No final do ano passado, o grupo conseguiu finalizar a produção do vídeoclip da música "Malicuia", que será lançado no final de fevereiro. "Estamos esperando passar o carnaval para a cidade pegar no tranco e lá pelo dia 20 de fevereiro vamos fazer o lançamento do clip", conta o guitarrista Alexandre. Para eles, foi muito importante a aprovação na lei de incentivo. "Poderemos dar continuidade aos projetos da banda e isso é ótimo", afirma. O novo disco terá 14 músicas e será gravado em São Paulo ou no Rio de Janeiro, no mês de julho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O músico Mateus Potumati, da banda Espíritos Zombeteiros, conseguiu a aprovação do projeto "Circuito Gaviaba". "A idéia é valorizar as bandas locais, pagar um cachê legal e buscar a inserção de Londrina num roteiro nacional de música", conta Mateus. O projeto terá duração de seis meses e prevê a apresentação de duas bandas locais e uma grande banda independente em um domingo por mês no anfiteatro do Zerão. "Precisamos fazer com que os londrinenses conheçam os talentos locais", argumenta. O "Circuito Gaviaba" tem previsão para começar em abril, mas depende da captação de recursos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Mais festivais e lançamentos
O festival Demo Sul também teve aprovação na lei de incentivo e terá a sua segunda edição este ano. O evento terá novidades. Será realizado nacionalmente e as letras das músicas não precisarão ser só em português (como foi na primeira edição). O produtor do evento, Marcelo de Oliveira, conta que está tentando uma parceria para duas bandas de renome se apresentarem no festival. O projeto escolherá 15 grupos que serão premiados com a gravação de um CD coletânea. Marcelo também conta que foi aprovada a viabilização de shows fora de Londrina, principalmente em São Paulo, com as bandas que mais se destacaram no festival de 2001. Entre elas, estão o grupo Espíritos Zombeteiros, Marquinhos Diet e a cantora Neuza Pinheiro.

Publicidade


Outro projeto que deve movimentar a produção musical local é a "Coleção Sonora", do músico e produtor Luciano Galbiati. O projeto prevê a gravação de seis CDs de artistas londrinenses. "São músicos que estão começando e outros que já tem um nome na música local", conta Luciano. O seu trabalho foi aprovado Lei Federal de Incentivo a Cultura e agora recebeu a complementação da lei municipal. "Estamos procurando apoio do setor empresarial para viabilizar o projeto", explica.


O objetivo do trabalho é criar um núcleo de produção musical em Londrina. "Não adianta simplesmente gravar e ficar com CD guardado", argumenta Luciano. A previsão para a entrega dos seis discos é para setembro e também deverão ser realizados um ou dois shows com a participação de todos os artistas. Entre os músicos que participarão da "Coleção Sonora" estão Robson Borba, Neuza Pinheiro, Max e Matéria Prima Brasileira, André Siqueira, Marquinhos Diet e a banda Hi-fi, que é composta só por mulheres.

Publicidade


Popularização do Blues
"Meu projeto teve um corte de R$ 10 mil reais, mas estou satisfeito com a aprovação e o trabalho da secretaria", diz o músico Kiko Jozzolino, que conseguiu aprovar o projeto "Popularização do Blues". A intenção principal do músico é ‘deselitizar’ este estilo musical. "Vamos levar o blues para a periferia. Fazer eventos em locais abertos ao público. Não apenas shows, mas também workshops", conta Kiko.


O projeto também prevê a gravação de um CD, que será divulgado junto com os eventos. O disco terá dez músicas - misturas do blues de raiz e do blues elétrico - e contará com a participação de vários músicos londrinenses. O lançamento está previsto para o mês de junho. Kiko está fazendo vários shows pelo País e acaba de voltar da Bahia. "Fiz um show num subúrbio de Salvador e o público gostou do que ouviu. Acredito que aqui no Paraná será mais popularizar o estilo", conta o músico, que pretende trazer a Londrina um festival nacional de blues no mês de agosto.


Diversidade musical
O projeto "Cruzamento" do músico Henrique Bittencourt vai realizar um intercâmbio entre músicos londrinenses de diversos estilos. "Gosto de vários estilos musicais e conheço muita gente do ramo. A idéia é montar um grupo para discutir a música, produzir e lançar um disco como resultado do cruzamento", conta Henrique. O projeto prevê um CD com mil cópias e um show de lançamento. Entre os músicos que poderão participar do projeto está a cantora Neuza Pinheiro e a banda de grincore Subtera, além de músicos de outros estilos. Henrique Bittencourt também está finalizando o projeto "Pra Fora da Garagem" que selecionou dez grupos para a gravação de um CD. "Tá tudo gravado. Só falta a parte gráfica. Nos próximos meses vamos fazer o lançamento do disco" diz.

No total, foram aprovados 39 projetos na área musical, num universo variado de estilos e propostas. São gravações de CDs, projetos de educação musical, difusão de ritmos e abertura de espaço para os grupos locais. Eventos mais tradicionais no cenário cultural da cidade, como a programação musical da Associação Médica de Londrina, a nona edição do Festival Unicanto de Corais, as apresentações da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e os Concertos Matinais, também tiveram aprovação. Londrina ainda terá a segunda Mostra de Percussão da cidade, que no ano passado trouxe o músico Naná Vasconcellos para um show e um workshop. O Festival de Música de Londrina ficou de fora da lista dos aprovados pela lei de incentivo, mas receberá verbas da relação de projetos estratégicos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo