Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Morre Argemiro da Portela

Redação Bonde
07 mai 2003 às 08:31
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sambista Argemiro Patrocínio, da velha-guarda da Portela, morreu no início da madrugada de 23 de maio, sexta-feira, em sua casa, no bairro carioca de Madureira. Ele ia fazer 80 anos no mês que vem e tinha ficado viúvo há 15 dias, de Walkiria, conhecida como Nina. ''Isso o deixou muito triste, o que agravou seus problemas de saúde, decorrentes da idade'', explicou a pastora Surica, também da velha-guarda, sua amiga há quase cinco décadas.

''Ele não terá substituto no nosso grupo, porque não temos esse hábito. Vamos continuar defendendo suas músicas, especialmente seus grandes sucessos, ''A Chuva Cai'', dele e Casquinha, ''Dancei'', e as do disco que leva o seu nome, ''Sai da Casa dos Outros'', ''Mulher e Solidão'.''

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A cantora Marisa Monte, que lançou o disco da velha-guarda da Portela, ''Tudo Azul'', em 2000, e o do próprio Argemiro, no ano passado, foi ao velório, na quadra da escola de samba, em Oswaldo Cruz. ''Estou muito triste. Ele, Manacéia, Alberto Lonato (já falecidos), Monarco, Casquinha e Seu Jair, têm uma temática, um lirismo característicos da Portela. Uma forma de compor que está se extinguindo'', disse ela.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Argemiro foi para a Portela nos anos 50, como ritmista, levado pelo primeiro diretor de bateria da escola, Betinho. Logo se tornou compositor de músicas que faziam a crônica da vida carioca, em melodias delicadas, ricas que encantavam os conhecidos, mas eram pouco divulgadas por ele mesmo.

Paulinho da Viola, que frequentou a escola desde os anos 60 e criou a velha-guarda em 1970, conta que demorou para considerá-lo compositor. ''Ele chegou tocando pandeiro, de uma forma muito particular à Portela, que só o Alberto Lonato fazia igual. Mas não dizia que era compositor. Só fui descobrir mais tarde quando a Beth Carvalho gravou ''A Chuva Cai''', contou Paulinho, também presente no velório. ''O disco dele e do Seu Jair, produzido pela Marisa Monte, é um dos mais bonitos da história do samba. Além de compor, ele tinha uma voz maravilhosa, como todos na velha-guarda''. No final do ano passado, Argemiro se apresentou no Teatro da Reitoria, em Curitiba, juntamente com Jair do Cavaquinho, para divulgar este seu primeiro e único CD solo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade