"O festival de todas as músicas, como diz o slogan do Festival de Música de Londrina, será também o festival de todas as idades’. A frase de Marco Antonio de Almeida, diretor artístico do evento, tenta assinalar o perfil heterogêneo da maratona musical que movimentará a cidade entre os dias 13 e 29 de julho.
Ele falou à imprensa durante entrevista coletiva no Hotel Blue Tree Premium da qual participaram o diretor da Casa de Cultura da UEL, Kennedy Piau; a presidente da Associação de Amigos do Festival, Maria do Carmo Duarte; e o diretor regional de marketing da empresa Sandoz, José Luis Martins Lopes.
Almeida, trajando uma camisa de torcedor da Seleção Brasileira de futebol, referia-se a cursos e oficinas dirigidos para crianças e gestantes – uma das novidades dessa 26ª edição do FML. Para o público em geral, que todo ano aguarda o evento para assistir aos concertos, a programação artística vai oferecer 80 apresentações em Londrina e região abrangendo música sinfônica, música popular, ópera, música de câmara, cultura popular, música histórica e coral.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
A maioria dos concertos ocorrerá no Teatro Ouro Verde, Teatro Zaqueu de Melo, Associação Médica e Teatro Marista. Estão previstas apresentações também no Calçadão, em shoppings, praças, igrejas, escolas, universidades, asilos, penitenciárias, empresas e hospitais. Nesta edição haverá extensões do FML em Cambé, Ibiporã, Rolândia, Apucarana, Arapongas, Uraí, Jataizinho, Porecatu, Sabáudia e Maringá.
A abertura do Festival ficará por conta do Concerto de Gala Sandoz com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Sandoz é uma das empresas patrocinadores do evento. O concerto será realizado no dia 15 (ou 16, a definir) no Teatro Marista, sob regência do alemão Peter Frank e participação do solista Marco Antonio de Almeida (o próprio diretor artístico do Festival).
Peter Frank é regente titular da Orquestra do Teatro Nacional de Weimar (Alemanha). A convite da OSP, irá comandar a batuta em Londrina e nos concertos de lançamento do Festival em Maringá (dia 13 de julho) e Apucarana (dia 14 de julho). Outra presença internacional dessa edição é o japonês Daisuke Soga, maestro titular da Tókio New City Orchester. Ele foi convidado para reger a concerto de encerramento do FML, além de um evento denominado ‘cortina lírica’ que reunirá cenas de ópera com artistas, professores e alunos do Festival.
‘Londrina tem uma grande ligação com o Japão. Foi o que me incentivou a trazê-lo. Estou entusiasmado, porque ele me escreveu dizendo que está estudando português para poder falar em nosso idioma durante os ensaios’ – revelou Almeida. No rol de atrações escaladas para o FML, o diretor destacou o musical ‘Gota D’Água’, de Chico Buarque, com produção do SESI Cultural.
Ele se empolgou também ao falar de duas óperas incluídas na programação – a infantil ‘Chip e seu Cãozinho’, de Giancarlo Menotti, e a cômica ‘O Júri’, de Arthur Sullivan. Ambas serão dirigidas pela curitibana Denise Sartori. A capital paranaense será representada também pelo Grupo Cobras e Lagartos, que prestará uma homenagem à Jovem Guarda no espetáculo ‘Splish Splash’.
O diretor destacou também um tributo ao cantor de rock Freddie Mercury, que será levado ao palco pela Banda Jazz Sinfônica do Festival. Além do ex-vocalista do Queen, serão homenageados ainda os compositores Radamés Gnatalli (pelo seu centenário) e Francisco Mignone (pelos 20 anos de morte). Outra menção inusitada será feita ao compositor Johan Sebastian Bach, que receberá homenagem no nome do bar criado nesta edição para a confraternização dos participantes e da comunidade em geral, a exemplo do que ocorre com o ‘Cabaré’ no Festival Internacional do Teatro (FILO).
Nome do bar: João Sebastião Bar. ‘Vamos ter ali um espaço para conversar, namorar, flertar, enfim, um lugar para se divertir contando ainda com uma programação musical diária e variada’ – anunciou. O diretor não quis revelar o endereço, mas informou que o ponto fica no Centro da cidade. Para acalmar os aflitos com a atual cruzada repressiva a festas e shows, desencadeada pelo Ministério Público, ele garantiu que o bar estará longe de áreas residenciais.
LEIA TAMBÉM:
>> Inscrições abertas para a programação pedagógica