Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Música no plural

Nelson Sato - Folha de Londrina
13 jun 2006 às 14:06

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"O festival de todas as músicas, como diz o slogan do Festival de Música de Londrina, será também o festival de todas as idades’. A frase de Marco Antonio de Almeida, diretor artístico do evento, tenta assinalar o perfil heterogêneo da maratona musical que movimentará a cidade entre os dias 13 e 29 de julho.

Ele falou à imprensa durante entrevista coletiva no Hotel Blue Tree Premium da qual participaram o diretor da Casa de Cultura da UEL, Kennedy Piau; a presidente da Associação de Amigos do Festival, Maria do Carmo Duarte; e o diretor regional de marketing da empresa Sandoz, José Luis Martins Lopes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Almeida, trajando uma camisa de torcedor da Seleção Brasileira de futebol, referia-se a cursos e oficinas dirigidos para crianças e gestantes – uma das novidades dessa 26ª edição do FML. Para o público em geral, que todo ano aguarda o evento para assistir aos concertos, a programação artística vai oferecer 80 apresentações em Londrina e região abrangendo música sinfônica, música popular, ópera, música de câmara, cultura popular, música histórica e coral.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


A maioria dos concertos ocorrerá no Teatro Ouro Verde, Teatro Zaqueu de Melo, Associação Médica e Teatro Marista. Estão previstas apresentações também no Calçadão, em shoppings, praças, igrejas, escolas, universidades, asilos, penitenciárias, empresas e hospitais. Nesta edição haverá extensões do FML em Cambé, Ibiporã, Rolândia, Apucarana, Arapongas, Uraí, Jataizinho, Porecatu, Sabáudia e Maringá.

Publicidade


A abertura do Festival ficará por conta do Concerto de Gala Sandoz com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Sandoz é uma das empresas patrocinadores do evento. O concerto será realizado no dia 15 (ou 16, a definir) no Teatro Marista, sob regência do alemão Peter Frank e participação do solista Marco Antonio de Almeida (o próprio diretor artístico do Festival).


Peter Frank é regente titular da Orquestra do Teatro Nacional de Weimar (Alemanha). A convite da OSP, irá comandar a batuta em Londrina e nos concertos de lançamento do Festival em Maringá (dia 13 de julho) e Apucarana (dia 14 de julho). Outra presença internacional dessa edição é o japonês Daisuke Soga, maestro titular da Tókio New City Orchester. Ele foi convidado para reger a concerto de encerramento do FML, além de um evento denominado ‘cortina lírica’ que reunirá cenas de ópera com artistas, professores e alunos do Festival.

Publicidade


‘Londrina tem uma grande ligação com o Japão. Foi o que me incentivou a trazê-lo. Estou entusiasmado, porque ele me escreveu dizendo que está estudando português para poder falar em nosso idioma durante os ensaios’ – revelou Almeida. No rol de atrações escaladas para o FML, o diretor destacou o musical ‘Gota D’Água’, de Chico Buarque, com produção do SESI Cultural.


Ele se empolgou também ao falar de duas óperas incluídas na programação – a infantil ‘Chip e seu Cãozinho’, de Giancarlo Menotti, e a cômica ‘O Júri’, de Arthur Sullivan. Ambas serão dirigidas pela curitibana Denise Sartori. A capital paranaense será representada também pelo Grupo Cobras e Lagartos, que prestará uma homenagem à Jovem Guarda no espetáculo ‘Splish Splash’.

Publicidade


O diretor destacou também um tributo ao cantor de rock Freddie Mercury, que será levado ao palco pela Banda Jazz Sinfônica do Festival. Além do ex-vocalista do Queen, serão homenageados ainda os compositores Radamés Gnatalli (pelo seu centenário) e Francisco Mignone (pelos 20 anos de morte). Outra menção inusitada será feita ao compositor Johan Sebastian Bach, que receberá homenagem no nome do bar criado nesta edição para a confraternização dos participantes e da comunidade em geral, a exemplo do que ocorre com o ‘Cabaré’ no Festival Internacional do Teatro (FILO).


Nome do bar: João Sebastião Bar. ‘Vamos ter ali um espaço para conversar, namorar, flertar, enfim, um lugar para se divertir contando ainda com uma programação musical diária e variada’ – anunciou. O diretor não quis revelar o endereço, mas informou que o ponto fica no Centro da cidade. Para acalmar os aflitos com a atual cruzada repressiva a festas e shows, desencadeada pelo Ministério Público, ele garantiu que o bar estará longe de áreas residenciais.


LEIA TAMBÉM:

>> Inscrições abertas para a programação pedagógica


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo