Os moradores de quatro bairros carentes da cidade de Londrina são agraciados com a música todos os dias A desigualdade social está explícita em todo lugar, a pobreza é cada vez mais gritante e a ajuda a essa parcela da sociedade é muito importante. Preocupados com essa realidade, um grupo de seis pessoas da cidade de Londrina reuniu-se em julho de 2008, no jardim Marabá, para fazer algo em prol das crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de risco no bairro e regiões próximas.
A ideia era ensinar música ao mesmo tempo em que trabalhavam com a questão social, muito precária naquele local. Começaram com aulas de violão e teoria musical e, aos poucos, foram incorporados outros voluntários e diferentes instrumentos.
O coordenador do projeto é Gelson Batista Alcântara 48 anos, que se interessou por música aos dez anos de idade, participou de uma banda e um grupo vocal da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Londrina. Hoje atua na música somente através do projeto. Ele também é dono de uma loja de ferramentas no centro da cidade.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
O projeto foi batizado de Criança Feliz e passou a ser realizado aos domingos pela manhã na Escola Municipal Maria Cândida Peixoto, no jardim Santa Fé. Ele já recebeu cerca de 50 voluntários, entre músicos e colaboradores, porém, atualmente conta com apenas dez, os quais trabalham com 120 pessoas, de seis a 20 anos. Esses alunos participam de uma orquestra que recebeu o nome de Orquestra Criança Feliz.
Além de um coral, que reúne crianças, adolescentes e jovens que não se interessaram pelos instrumentos ou preferiram atuar nos dois. As aulas acontecem durante a semana na sede do projeto localizada no Jardim Monte Cristo, e os ensaios no último domingo do mês são no centro comunitário. Alguns alunos já se destacaram, como os estudantes Higor, praticante de trombone e viola, o qual foi destaque no Festival de Música de Londrina, em 2010, através de matérias na imprensa, e Francielle, que estuda violino.
O Projeto Criança Feliz tem ajuda financeira de empresas da cidade para atender os bairros Marabá, Santa Fé, Monte Cristo I e II. Segundo o coordenador do projeto, a maior dificuldade são os recursos para compra e conserto de instrumentos, cópias de partituras de músicas que tem alto custo.
A iniciativa já recebeu prêmios importantes como o certificado da ONU "8 Jeitos de Mudar o Mundo", categoria educação e o "Comenda Ouro Verde", pela Prefeitura de Londrina e Câmara de Vereadores. "Temos muito que alcançar, estamos apenas no começo da realização de um grande projeto para fazer de londrina um centro de excelência em música", afirmou Alcântara. Os interessados em ingressar no projeto, precisam apenas ser moradores de um dos quatro bairros atendidos.
Para ajudar o Projeto Criança Feliz, as pessoas podem entrar em contato com Gelson Batista Alcântara pelo telefone (43) 3326 7774.