Se o tráfego aéreo permitir, o cantor e compositor Nando Reis desembarcará neste sábado em Londrina para o primeiro grande show da casa noturna Vega, inaugurada recentemente. Ele virá acompanhado de sua banda Os Infernais, com a qual se apresenta hoje à noite no ''Natal Pop Festival'', em Natal (RN).
O ex-Titãs está percorrendo o País com a turnê promocional do álbum ''Sim e Não'', seu sexto álbum-solo, lançado nesta temporada. No repertório, tem mostrado nove das 12 faixas do CD, entre elas o hit ''Sou Dela'' e a controvertida ''Monóico'' (cuja letra traz o verso ''você me come porque eu quero ser sua mulher'').
Não faltam, obviamente, sucessos como ''Por Onde Andei'', ''Relicário'', ''O Segundo Sol'', ''All Star'' e ''A Letra A''. O revisionismo de carreira também contempla a época dos Titãs, pinçando canções como ''Marvin'' e ''Não Vou Me Adaptar''. O show dura cerca de 2 horas incluindo o bloco ''Bailão do Ruivão'', no qual ele interpreta covers de artistas como Guilherme Arantes e The Carpenters.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
No palco, as canções são sustentadas pelos ''Infernais'' Carlos Pontual (guitarra), Felipe Cambraia (baixo), Alex Veley (teclados) e Diogo Gameiro (bateria). Nando Reis deixou de considerá-los ''músicos de apoio'' no ano passado durante os ensaios para a gravação do álbum ''MTV Ao Vivo'', que trouxe pela primeira vez ''Os Infernais'' inscrito na capa.
Aos 43 anos, o artista paulistano parece ter alcançado o ápice de sua trajetória-solo. Tornou-se o mais ilustre representante do folk-pop nacional. Baixista dos Titãs de 1984 até 2002, ele deu os primeiros passos musicais ainda no colégio como líder da banda Camarões, da qual fazia parte o hoje cineasta Cao Hamburger (do elogiado longa ''O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias'').
Posteriormente, fez parte do grupo Sossega Leão, de música latina. Já nos Titãs, começou a compor para Marisa Monte e especialmente para Cássia Eller, que se tornaria a mais constante intérprete de suas composições. Mais tarde, toda a nata do pop nacional passaria a gravar suas músicas numa extensa lista que destaca Skank, Jota Quest e Cidade Negra.
Elogiado como compositor, Nando Reis nunca obteve unanimidade como cantor, mas tal vulnerabilidade sempre recebeu desconto dos críticos. O primeiro álbum-solo, intitulado ''12 de Janeiro'', saiu em 1995. Em seguida, vieram ''Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro'' (2000, com produção do norte-americano Jack Endino, que trabalhou com o Nirvana), ''Infernal'' (2001), ''A Letra A'' (2003), ''MTV Ao Vivo - Nando Reis e Os Infernais'' (2005) e agora ''Sim e Não''.
A exemplo de outros artistas, o estouro popular definitivo ocorreu com o registro sonoro para a MTV que rendeu os habituais CD, DVD e especial na TV. Seu último show em Londrina foi no ano passado. Em 2004, ele já tinha se apresentado por aqui em duas ocasiões. O visitante já está se sentindo em casa.
Serviço:
Show de Nando Reis
Data: 23 de dezembro, sábado
Horário: a casa abre às 23h. O show começa à 1h
Local: Vega
Endereço: Av. Faria Lima, 1.710
Ingressos: R$ 30. Venda antecipada no Pátio San Miguel
Telefone para informações: (43) 3321-2421