Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

'O Grande Circo Místico' ganha reedição

Katia Michelle Pires - Folha de Londrina
12 mar 2005 às 10:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Crianças de todas as idades, preparem os ouvidos. A Dubas acaba de reeditar uma das melhores obras já lançadas no Brasil. Agrada os pequenos, claro, mas o ''O Grande Circo Místico'', de Chico Buarque e Edu Lobo, é um clássico que deve estar na estante de qualquer pessoa que preze a boa música.

Lançada na década de 80, a obra tem uma estreita ligação com Curitiba. Foi criada para a coreografia homônima do Balé Guaíra, que teve estréia apoteótica em 1982. A companhia curitibana chegou a fazer uma comemoração dos 20 anos do Circo, em 2002, remontando o espetáculo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Agora ''O Grande Circo Místico'' ganha destaque à altura. A edição da Dubas traz encarte primoroso, com os desenhos do dramaturgo Naum Alves de Souza. A capa lembra o LP de 1983, lançado pela Som Livre.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


O encarte traz o poema de Jorge de Lima que inspirou Naum a chamar os mestres Edu Lobo e Chico Buarque para compor as canções que integram o espetáculo. Cada faixa do livreto é ilustrada com desenhos assinados por Naum.

Publicidade


É o escritor também que conta, no encarte do disco, a história do trabalho:''Tudo começou com uma almofada ganha de uma amiga chamada Grace. Nela estavam escritos alguns versos de ''O Grande Circo Místico'', de Jorge Lima. Interessado em conhecer o resto fui atrás da obra do poeta e não teve jeito, aquele Circo entrou na minha vida'', relata.


No texto, Naum lembra que começou fazendo desenhos e bonecos inspirados na obra, antes de pensar na possibilidade de transformar o poema num espetáculo.

Publicidade


A coincidência aconteceu quando ele estava em Curitiba finalizando a montagem ''Jogos da Dança'' (com música de Edu Lobo e cenários e figurinos assinados por ele). O músico havia perguntando qual seria o próximo trabalho, ao mesmo tempo que o Balé Guaíra pedia uma nova obra. ''Eu tenho, falei na hora: ''O Grande Circo Místico'', conta Naum.


A montagem conta a história de um grande amor entre um aristocrata e uma acrobata. Desse amor, criou-se um circo, cuja saga virou poema, que ganhou vida no palco, em forma de dança.


Algumas músicas que integram a trilha, não faziam parte da primeira edição do disco e aparecem na edição atual, como ''A Dança dos Banqueiros'' e ''A Levitação'', ambas com arranjos de Chiquinho de Moraes e percussão de Pinduca. Outra faixa exclusiva do lançamento da Dubas é ''Anjo Azul'', com Márcio Montarroyos e que foi escrita especialmente para nova montagem do Guaíra

A edição também inclui a rara gravação de ''Beatriz'', com Tom Jobim ao piano. A faixa foi finalizada pelo pianista e arranjador Cristóvão Bastos, que acrescentou os últimos compassos de piano e solo de violinio de João Daltro. É uma gravação rara, mas todas que compõem o disco o são. E senão imprescindíveis, necessárias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo