Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ópera mostra os encantos de uma feiticeira

Nelson Sato - Folha de Londrina
28 out 2004 às 17:25

Compartilhar notícia

‘‘La Liberazione Di Ruggiero dall’Isola di Alcina’’: inédita no Brasil, ópera tem uma hora de duração e leva ao palco um elenco de 60 artistas - Eduardo Anizelli
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os entusiastas e detratores da ópera não têm o hábito de digladiar suas divergências em público. Rara é a polêmica envolvendo tais oponentes, embora uns e outros passem a impressão de que apenas aguardam um bom motivo para desabafar seus argumentos com a intensidade dos mais dotados tenores e barítonos.

Os apreciadores a tratam como a mais completa das artes. Já os adversários costumam denegrí-la como uma ladainha insuportável executada por um bando de atores que esbravejam sem parar. A ópera parece repelir a indiferença. Há quem adore, há quem odeie. Em Londrina, não se formou um público para o gênero, que só alcançou o palco em montagens esporádicas e quase nunca integrais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não é o caso do espetáculo ‘La Liberazione Di Ruggiero dall’Isola di Alcina’, atração em cartaz nesta quinta, sexta e sábado no Teatro Ouro Verde. Inédita no Brasil, a montagem chega completa à platéia, com 1 hora de duração reunindo 16 músicos na orquestra, 7 solistas e um coro de 24 vozes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


No primeiro dia, quinta-feira, será apresentada em dois horários: às 14 horas, exclusivamente para alunos da rede pública, e às 20 horas, para o público em geral. Na sexta, vai ao palco às 15 horas, e sábado às 20 horas.

Publicidade


A direção artística e musical é de Elimar Plínio Machado, que idealizou o espetáculo em parceria com Heloiza Castelo Branco. A ópera ‘La Liberazione di Ruggiero dall’Isola di Alcina’ foi composta em 1625 por Francesca Caccini, em Firenze, na Itália.


Conta a história da feiticeira Alcina, soberana de uma ilha, que seduz e transforma os visitantes que ali aportam. ‘A ópera foi encomendada pela Arquiduqueza da Áustria, Maria Madalena, para celebrar a visita do príncipe Wladislaw IV, da Polônia. A estória foi retirada dos cantos 6, 7 e 8 do livro ‘Orlando Furioso’, de Ludovico Ariosto (1474-1533), adaptada para a ópera pelo libretista Fernando Saracinelli’ – conta Machado.

Publicidade


‘La Liberazione....’ foi a primeira ópera italiana montada fora da Itália. Foi também a primeira produção do gênero apresentada por uma mulher. O diretor salienta que a peça surgiu num período de crise musical. ‘Os compositores da época sentiam a necessidade de trazer o texto ao centro do espetáculo. O canto é evidenciado e a polifonia de vozes é substituída por uma base harmônica simples – o baixo contínuo’ – explica.


A montagem londrinense arregimentou estudantes de música da Universidade Estadual de Londrina e integrantes de coros da cidade envolvendo cerca de 60 pessoas em torno do trabalho. Machado lembra que muitos dos participantes não gostavam de ópera: ‘Achavam-na chata, até começarem a se envolver no processo. Hoje eles se divertem e são os mais entusiasmados com a montagem’.

Publicidade


Ele acrescenta que o espetáculo poderá surpreender a platéia de hoje à tarde, dirigida para a garotada das escolas municipais e estaduais. ‘Se os professores forem sensíveis ao espetáculo, terão assunto para explorar durante um semestre inteiro’ – salienta. A montagem tem direção de canto de Marília Vargas, direção cênica de André Lima, cenografia de Gelson Amaral e figurino de Rosemeire Naomi Nagamatsu.


O elenco conta com Juliana Parra (‘Alcina’), Cristine Bello Grozzi (‘Melissa’), João Miguel Alub (‘Ruggiero’), Hugo Pieri (‘Netuno’ e ‘Pastor’) e Daniela Vega (‘Nunzia’ e ‘Sereia’). As damas de companhia são interpretadas por Andréia Schach Fey, Carla Cristina Nishimura e Juliana Satiko U. Muzilli. O patrocínio é do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).


Serviço:
Ópera ‘La Liberazione di Ruggiero Dall’Isola di Alcina’
Local: Teatro Ouro Verde
Endereço: Rua Maranhão, 85
Datas: 28 a 30 de outubro, quinta a sábado
Horários: quinta às 14 horas (só para alunos da rede pública de ensino) e 20 horas. sexta às 15 horas. Sábado às 20 horas.
Ingressos: R$ 10 (estudantes, idosos e aposentados pagam meia-entrada)
Ponto de venda: bilheteria do Teatro Ouro Verde


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo