Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Primeiro CD do King Kong Deconga flerta com vários estilos

Rodrigo Juste Duarte
10 set 2001 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No fim de junho deste ano, a banda King Kong Deconga, de Curitiba, chamou a atenção da mídia paranaense. Ela conseguiu uma ordem judicial contra o grupo carioca Tihuana, que havia plagiado uma de suas músicas. Este fato foi apenas a primeira etapa do processo, que ainda está em andamento e deve render um bocado de barulho.

Os curitibanos tiveram sua composição "Pule" reformulada para "Pula", na versão dos aproveitadores. Não só o nome e o refrão ficaram bem parecidos, como também o instrumental. Antes presente apenas em algumas coletâneas da gravadora Paradoxx, a música em questão aparece também no primeiro álbum da banda, "Fuera de Control!", lançado recentemente em esquema independente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em apenas 40 minutos, o CD traz 14 músicas de várias épocas diferentes da carreira do conjunto. Entre as primeiras composições, presentes em seu primeiro cassete demo (lançado em 1997), estão "Clima Quente", "Parar Para Pensar" e a famigerada "Pule". Estas já rascunhavam como seria a roupagem musical do conjunto: ragga rock. Mas também é possível encontrar enxertos de ska e hardcore melódico e surf music nas faixas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Trocando em miúdos, pode-se dizer que o KKD é uma das bandas de rock praieiro de Curitiba, ao lado do Black Maria e do Batuque de Brancodoido.
Se temas referentes ao litoral já aparecem nos nomes das músicas ("Na Praia", "Havaí" e "Maresia"), que dirá no conteúdo das letras? Os temas sociais também são freqüentes como reflexo de suas influências reggae. Até mesmo temas chulos como o de "Bumbumbom" figuram no CD. Por sinal, se a banda optar por explorar sua carreira com um megahit com letra boba, esta música é uma forte candidata.


De todas, as melhores são "Fuera de Control", uma homenagem a um programa de rádio uruguaio que leva o mesmo nome, e a grudenta "Pule", que desde o início da carreira do grupo, já era apontada como uma canção com forte potencial radiofônico.

Sonoramente, o King Kong Deconga se sai bem. Mas se o grupo realmente quiser atingir maiores públicos, terão que ser mais cuidadosos na apresentação de seu CD, que carece de uma assessoria visual. A capa traz uma geladeira cheia de recortes colados na porta. No encarte, a idéia segue adiante, com inúmeras colagens de fotos dos músicos e de seus amigos. Um trabalho muito pessoal que eles provavelmente gostaram bastante. Mas o público médio não deve ter achado muito agradável visualmente. Se fosse o CD de uma banda punk, tudo bem. Mas este não é o caso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo