Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quiprocó no Teatro da Caixa

Redação Bonde
11 out 2007 às 17:28

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O "Quiprocó" que o grupo teatral Moitará apronta no Teatro da Caixa de 11 a 14 de outubro é um espetáculo que tem como matérias-primas o espírito festivo dos brincantes, a criatividade dos contadores de "causos" e a força das tradições do povo brasileiro.

Lúdico e interligado com o universo cultural brasileiro, "Quiprocó" expõe tipos genuínos, fazendo uso dos arquétipos e de elementos da Commedia dell'Arte. Num encontro oportunista, três personagens tentam saciar seus desejos e sobreviver, em um divertido jogo de quiprocós, ou confusões, que evidenciam os sentimentos humanos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O espetáculo surgiu de uma pesquisa do Moitará, que trabalha com o uso de máscaras no teatro. Os atores assumiram o papel de co-autores e ajudaram a desenvolver a trama.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


As referências adotadas foram, sobretudo, os elementos e personagens da cultura popular brasileira, com suas festas tradicionais, com seus Mateus, Malazartes, Catirinas, os cantadores e boiadeiros desse nosso sertão e os arquétipos e gênero da Commedia dell'Arte. Depois de estrear, há um ano, o espetáculo ganhou o prêmio Funarte Petrobrás de Fomento ao Teatro.

Publicidade


Grupo Moitará
Na língua kamaiurá, o termo Moitará designa a única ocasião em que diferentes tribos indígenas do Xingu acampam no mesmo local. Além de trocar manufaturas, os índios fazem um intercâmbio cultural, e apresentam danças, pinturas e cantos de cada tribo envolvida.


Fundado em 1988 por Venício Fonseca e Erika Rettl, o Grupo Teatral Moitará desenvolve pesquisa sobre o trabalho do ator, centrado na máscara teatral. Dois anos depois de fundada, a companhia se aproximou de Centro Maschere e Strutture Gestuali, fundado por Donato Sartori, na Itália.

Publicidade


Cinco anos depois, eles seriam responsáveis por organizar uma exposição do centro italiano no Brasil. A mostra trouxe máscaras de Amleto e Donato Sartori, que marcaram a história do teatro europeu, e foram feitas para nomes como Dario Fo, Bertolt Brecht, Marcelo Moretti, Eduardo de Filippo, entre outros.


No final dos anos 90, o grupo produziu documentários sobre o mundo das máscaras e sobre o método de Sartori, organizou o evento "Máscara EMcena", no Teatro Villa Lobos, Rio de Janeiro, e elaborou palestras e espetáculos sobre o mesmo tema. O grupo participou ainda de festivais nacionais e internacionais e estreou Rifinfim no Medelim, no Teatro da República, Rio de Janeiro.

Publicidade


Há sete anos, o grupo ampliou as ações pedagógicas pelo país e disseminou sua arte entre estudantes de teatro e dança. Uma dessas ações é a oficina "Quel Buffone di Arlecchino", que resultou no espetáculo "Imagens da Quimera", patrocinado pela Eletrobrás e pelo Ministério da Cultura.


O grupo já participou do projeto Fome Zero e levou espetáculos a importantes palcos nacionais. Indicado ao prêmio Shell de teatro na categoria música, "Imagens de Quimera" integrou o projeto Palco Giratório, do Sesc, e passou por nove estados do Brasil. Desde 2004, o grupo mantém o próprio espaço, na Lapa, Rio de Janeiro, e realiza atividades práticas e teóricas procuradas por grupos teatrais do Brasil e também do exterior.


Serviço:
Espetáculo "Quiprocó", do grupo Moitará

Local: Teatro da Caixa
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro
Datas: 11 a 14 de outubro
Horários: quinta a sábado às 21 horas e domingo às 19 horas
Ingressos: R$ 16,00 e R$ 8,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no local.
Telefone para informações: (41) 2118-5111
Lotação do teatro: 123 lugares


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo