O samba pontificou como o gênero de todas as estações em Londrina em 2007. Raras vezes, pelo menos nos últimos dez anos, a programação musical da cidade esteve tão abastecida com shows dedicados ao ritmo como ao longo dessa temporada. A circunstância não poderia ser mais oportuna para a cantora Lia Cordoni mostrar seu show ''Samba-Fusão'', que apresenta nesta sexta-feira, às 22h30, no Bar Valentino.
''Samba-Fusão é um show conceitual que homenageia o samba e o Brasil com composições próprias'', afirma a cantora, que nasceu em São Paulo, mas iniciou a carreira musical há uma década em Londrina, como integrante do coro cênico Chaminé Batom. Segundo ela, o espetáculo aperfeiçoa o show de lançamento do projeto realizado há exatamente um ano no mesmo palco.
''Naquela noite, o público ficou contagiado com as músicas. Agora, voltamos com repertório autoral e mais amadurecidos'', diz. Filha da também cantora Neuza Pinheiro, Lia será acompanhada pelos músicos Jairo Cechin (composição, violão, voz), Filipe Barthen (baixo e vocais), Marquinhos Santos (teclado e guitarra) e Rodrigo Serra (bateria). Todas as canções do show são de autoria de Cechin, um músico gaúcho radicado há 20 anos na capital paulista.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
''Ele pesquisou as várias vertentes do samba, desde o samba-canção e a bossa nova até o partido alto e o samba-rock. Depois, sob essa influências, compôs para minha voz. É um trabalho novo, que revela arranjos de fusão do samba com outros gêneros, resultando num samba estilizado com referências ao samba-jazz e ao samba-soul'', salienta a artista.
O espetáculo é repleto de simbolismos cujos cenário, figurino e enredo remetem ao sincretismo religioso, ao gingado da mulher brasileira e até a questões relacionadas ao preconceito racial e à desigualade social do País. ''Na primeira parte do show, as canções falam de orixás, do universo do candomblé e eu apareço vestida de benzedeira. Na segunda parte, o show fica mais dançante e procuro evocar a mulher brasileira cantando samba-rock'', conta.
De acordo com ela, todas as composições reunidas para o show desta sexta-feira farão parte de seu primeiro CD, previsto para ser lançado em abril de 2008. O disco está em fase de pré-produção. ''Estamos criando os arranjos, floreando as canções, cuidando dos detalhes de cada faixa'', ressalta. No processo que antecipa a entrada ao estúdio, ela está trabalhando com Maria Alvim, preparadora vocal que já deu aulas para cantoras consagradas como Maria Rita e Paula Lima.
O disco será produzido por Xinho Rodrigues, baixista de Vânia Abreu. Entre os músicos escalados para as sessões de gravação estão Felipe Roseno (percussionista que toca com Fabiana Cozza), Da Lua e Marco Costa (respectivamente, ex-percussionista e ex-baterista da banda de apoio de Maria Rita); além do Quinteto em Branco e Preto (renomado grupo paulistano de samba de raiz).
Lia anuncia que o show de pré-lançamento do CD já está agendado: será no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo, no próximo dia 14 de janeiro. O show faz parte do projeto ''Chuva de Estrelas', que trabalha na divulgação de novos talentos femininos da MPB.
Serviço:
Show ''Samba-Fusão'' de Lia Cordoni
Data: 28 de dezembro, sexta-feira
Horário: 22h30
Local: Bar Valentino
Endereço: Av. Faria Lima, 486 (Londrina - PR)
Entrada: R$ 7
Mais informações e reservas pelo telefone (43) 3348-0791