O Sepultura, uma das bandas brasileiras de maior prestígio no mundo, apresenta neste sábado, 19 de maio, o show de seu último CD "Dante XXI", na Hellooch. Antes, sobem ao palco da casa as bandas Land of Souls e Imperious Malevolence.
Dante XXI
Em 1306, Dante Alighieri teria começado a escrever "A Divina Comédia". Setecentos anos depois, o Sepultura retoma a viagem do poeta e lança DANTE XXI, seu álbum mais recente. Na obra original, guiado pelo poeta Virgílio e inspirado pelo amor de sua eterna musa Beatriz, Dante faz um percurso do Inferno ao Paraíso, passando pelo Purgatório. No CD, o Sepultura segue os passos de Alighieri e aprofunda sua parceria com André Moraes, com quem a banda já vem trabalhando há alguns anos.
A escolha de Dante como inspiração não deve ter sido mera casualidade. Considerada uma das obras mais importantes da literatura mundial, "A Divina Comédia" surgiu num dos momentos mais conturbados da história, que resultou numa nova era para a humanidade.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
As mudanças econômicas, sociais e culturais da época serviram de base para o Renascimento, que buscou nos clássicos gregos e romanos a inspiração para propor um novo modelo de civilização baseado na valorização da natureza, do homem e da cultura. A crise de valores que se acentua nesta virada do século XXI tem levado muita gente a falar na necessidade de "um novo Renascimento" e a atual luta em defesa da biodiversidade e da diversidade cultural não é simples coincidência.
É muito sintomático que, no ambiente da nova cultura que se anuncia, o Sepultura busque numa obra clássica, que exerceu grande influência nos séculos seguintes, a inspiração para um álbum que vem sendo considerado um dos melhores trabalhos da banda por quem teve o privilégio de escutá-lo.
Mais do que "uma trilha para uma obra clássica" (e aqui é bom lembrar que o Sepultura e André Moraes já foram parceiros em algumas trilhas de filmes), o CD - que começa com uma faixa chamada "Lost" e termina com "Still Flame" - pode ser visto como a indicação de um novo caminho.
Da mesma forma que o livro, o álbum é também dividido em três partes – Inferno, Purgatório e Paraíso – cada uma delas apresentada por uma intro. O resultado é uma brilhante viagem sonora que vai do tratamento pesado e agressivo do Inferno ao instrumental original e mesmo surpreendente do Paraíso, passando pelo uso de elementos orquestrais (trompetes, trompa, piano e cordas) do Purgatório, o que faz do álbum um trabalho ao mesmo tempo coerente com o melhor estilo da banda e uma criação inovadora, com faixas magistrais e diferentes do que ela mostrou até agora.
As letras merecem também uma atenção toda especial. Coerentes com a rebeldia que sempre foi uma marca do Sepultura, elas ganham aqui uma nova dimensão. A atualização da obra clássica resultou num texto que aborda questões importantes desta virada de século, dando uma nova dimensão poética à linha contestadora que sempre marcou as letras da banda.
Serviço:
Sepultura
Abertura com Land of Souls e Imperious Malevolence
Data: 19 de maio, sábado
Local: Hellooch
Endereço: Rua Desembargador Westphallen, 4000 - Parolim
Horário: Abertura da casa às 21h. Início do show às 23h30
Ingressos promocionais e limitados a R$ 50 e R$ 25 para estudantes e quem doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal e açúcar). À venda nas lojas Rock the Nation, Dr. Rock, Classic Laser, Arte do Rock, Michelli Board Shop e Let´s Rock e pelo Disk Ingresso (41) 3315-0808.
Informações e Camarotes: (41) 3013-3374