O 42º FIML (Festival Internacional de Música de Londrina acpntece entre os dias 9 e 18 de julho, no formato presencial, tanto em sua grade pedagógica, quanto artística.
O concerto de abertura oficial será no dia 10, domingo, às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde. No palco, a Osuel (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina), o maestro Massimiliano Carraro e o solista venezuelano, pianista Fabio Paez. O repertório vem com Tchaikovsky e Carlos Gomes.
A abertura popular será no sábado, dia 9, no aterro do Lago Igapó, com um “Concerto Festivo”, às 16h. Os atores desta performance serão o grupo de palhaços Plantão Sorriso e a Orquestra Sinfônica “Arte & Vida” de Arapongas, com regência do maestro Claudemir Trevisan.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Programação Pedagógica
A programação pedagógica está sendo finalizada e devem ser ofertados cerca de 20 cursos, entre oficinas e instrumentos. O QG do Festival e as aulas serão no Colégio Hugo Simas, na rua PioXII, 195 (esquina c/ r. pref. Hugo Cabral).
As inscrições para os cursos do 42º FIML serão abertas no dia 20 de junho e toda a programação e professores serão divulgados em breve. Tanto a programação pedagógica, quanto a artística poderão ser conferidas pelo site do festival: www.fiml.art.br
O EnCom2022 (Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina), que faz parte do evento, tem data agendada para os dois últimos dias do FIML, 17 e 18 de julho. O Encontro é organizado por professores do curso de Licenciatura em Música da UEL, em parceria com o FIML e ocorre desde 2010. É um encontro científico-artístico em composição musical realizado bienalmente. Esta será a 6ª edição do evento.