Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A ciência da arte

Elisa Marilia Carneiro - Folha do Paraná
12 jun 2001 às 09:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As obras mais significativas do artista plástico argentino radicado em Curitiba há 20 anos Cláudio Alvarez, compõem o livro homônimo ao nome do artista, com lançamento hoje, das 19h às 22 horas, na Galeria de Arte da Caixa.

Numa estrutura não cronológica, o livro contém basicamente fotos e texto de apresentação do crítico de arte Fernando Bini. Além do lançamento, a galeria expõe diversas obras do artista plástico mencionadas no livro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao conceber o projeto, Cláudio Alvarez se propôs a oferecer ao público uma leitura pessoal de seu trabalho, abstendo-se de linearidade cronológica ou de explicações sobre processos criativos. "Não é uma retrospectiva mas uma amostragem da produção mais recente, da década de 90 até hoje, em trabalhos de instalações, esculturas e objetos", conta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025

Imagem de destaque
Feira Gastronômica

Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina

Imagem de destaque
EMA

Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV

Imagem de destaque
Comércio exterior

Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação


Tendo feito escola técnica e sendo um leitor da Física, Cláudio Alvarez mescla em suas obras curiosidade científica, recursos da Ótica, Mecânica e Cinética com fotografia. Para obter volumes, usa ar comprimido; as esculturas beneficiam-se da força do ar ou de motores, para a obtenção de elementos plásticos; e a expansão de chapas de metal produzem volumes estáticos.

Publicidade


O livro começa mostrando as "Estruturas Tensionada" obtidas por intermédio da tensão de cabos e de elementos flexíveis. Essas estruturas surgem no trabalho de Alvarez logo após as experiências com móbiles que marcaram o início da sua carreira artística.


Em seguida, são apresentados os pacotes em volumes inflados, que compõem a série "Pacotes de Ar", selecionadas para a Trienal de Osaka (Japão) em 1995, e que explora o ar como ferramenta de trabalho.


Depois do ar, surge a luz como fonte infinita de investigação. São trabalhos baseados em estudos de fotografia e ótica criando ilusões. Nessa fase, o artista plástico criou o que chama de "Instalações para Viagem". O título é uma brincadeira por causa do tamanho reduzido das formas mas que ao serem vistas através de uma lente, dão a impressão de agigantadas.

Serviço: Lançamento do livro de Cláudio Alvarez, hoje das 19h às 22 horas, na Galeria de Arte da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280), com exposição de obras que permanecem até o dia 29.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo