As obras mais significativas do artista plástico argentino radicado em Curitiba há 20 anos Cláudio Alvarez, compõem o livro homônimo ao nome do artista, com lançamento hoje, das 19h às 22 horas, na Galeria de Arte da Caixa.
Numa estrutura não cronológica, o livro contém basicamente fotos e texto de apresentação do crítico de arte Fernando Bini. Além do lançamento, a galeria expõe diversas obras do artista plástico mencionadas no livro.
Ao conceber o projeto, Cláudio Alvarez se propôs a oferecer ao público uma leitura pessoal de seu trabalho, abstendo-se de linearidade cronológica ou de explicações sobre processos criativos. "Não é uma retrospectiva mas uma amostragem da produção mais recente, da década de 90 até hoje, em trabalhos de instalações, esculturas e objetos", conta.
Leia mais:
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina
Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV
Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação
Tendo feito escola técnica e sendo um leitor da Física, Cláudio Alvarez mescla em suas obras curiosidade científica, recursos da Ótica, Mecânica e Cinética com fotografia. Para obter volumes, usa ar comprimido; as esculturas beneficiam-se da força do ar ou de motores, para a obtenção de elementos plásticos; e a expansão de chapas de metal produzem volumes estáticos.
O livro começa mostrando as "Estruturas Tensionada" obtidas por intermédio da tensão de cabos e de elementos flexíveis. Essas estruturas surgem no trabalho de Alvarez logo após as experiências com móbiles que marcaram o início da sua carreira artística.
Em seguida, são apresentados os pacotes em volumes inflados, que compõem a série "Pacotes de Ar", selecionadas para a Trienal de Osaka (Japão) em 1995, e que explora o ar como ferramenta de trabalho.
Depois do ar, surge a luz como fonte infinita de investigação. São trabalhos baseados em estudos de fotografia e ótica criando ilusões. Nessa fase, o artista plástico criou o que chama de "Instalações para Viagem". O título é uma brincadeira por causa do tamanho reduzido das formas mas que ao serem vistas através de uma lente, dão a impressão de agigantadas.
Serviço: Lançamento do livro de Cláudio Alvarez, hoje das 19h às 22 horas, na Galeria de Arte da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280), com exposição de obras que permanecem até o dia 29.