Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A MPB não morreu

Murilo Gatti
01 out 2001 às 10:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma mistura de sons, instrumentos e ritmos. A qualidade foi o fundamento principal, de um festival marcado pela diversidade das composições - da música de raiz ao samba funk, do MPB clássico, e a expressão da voz, a uma mais música solta e dançante, embalada pela percussão. Foram selecionadas 15 composições, que foram apresentadas dia 20 de outubro no Cine Teatro Ouro Verde. O MPB Londrina 2001 premiou cinco trabalhos: três na categoria canção e dois na categoria instrumental.
A interpretação de Jucilene Buosi, acompanhada do piano de Renato Kefi, trouxe uma música suave, onde os arranjos do instrumento e a voz entrelaçaram-se numa harmonia única. “Canção para um pássaro”, do mineiro de Pouso Alegre, Renato Kefi, ficou com o primeiro lugar na categoria canção.

Com um ritmo mais dançante, o londrinense Roberto Oliveira conquistou o público e o segundo lugar na categoria canção. Ele apresentou a composição “Pega no Ar”, uma música que passa por vários ritmos brasileiros. Foi a terceira participação de Oliveira no MPB Londrina - ele também foi um dos selecionados em 94 e em 2000.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O terceiro lugar ficar ficou com o violeiro paulista Peleu. Ele levou ao palco a música “Bandeira do Destino”, que faz o resgate da moda de viola. A composição traz arranjos refinados e refrões empolgantes. Peleu foi o único músico da noite a ser acompanhado por aplausos enquanto tocava.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025


Na categoria instrumental, o primeiro prêmio ficou com os compositores Edson Casthel e Otávio Rosas. Eles apresentaram a composição “Cristal”, que traz uma mistura de música clássica com new age. Os catarinenses de Florianópolis formam o duo de violão Terra Brasilis.


Paulo Flores, que ganhou o MPB Londrina 2000 também na categoria instrumental, desta vez ficou com o segundo lugar. A composição “Dois Hemisférios”, interpretada pela banda Curare de Tatuí (SP), mistura jazz e samba. O ritmo é marcado pelos metais e pelo pandeiro. A intenção do compositor é mostrar a velocidade da comunicação e da troca de culturas na internet.

O prêmio de melhor intérprete ficou com Ivânia Catarina e Carlos Gomes, que também são autores da música “Diário de uma Flor”. A dupla paulista recebeu a premiação numa decisão unânime dos jurados. Todos os artistas selecionados receberam um troféu criado pela artista plástica Cláudia Rezende.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo