Uma mistura de sons, instrumentos e ritmos. A qualidade foi o fundamento principal, de um festival marcado pela diversidade das composições - da música de raiz ao samba funk, do MPB clássico, e a expressão da voz, a uma mais música solta e dançante, embalada pela percussão. Foram selecionadas 15 composições, que foram apresentadas dia 20 de outubro no Cine Teatro Ouro Verde. O MPB Londrina 2001 premiou cinco trabalhos: três na categoria canção e dois na categoria instrumental.
A interpretação de Jucilene Buosi, acompanhada do piano de Renato Kefi, trouxe uma música suave, onde os arranjos do instrumento e a voz entrelaçaram-se numa harmonia única. “Canção para um pássaro”, do mineiro de Pouso Alegre, Renato Kefi, ficou com o primeiro lugar na categoria canção.
Com um ritmo mais dançante, o londrinense Roberto Oliveira conquistou o público e o segundo lugar na categoria canção. Ele apresentou a composição “Pega no Ar”, uma música que passa por vários ritmos brasileiros. Foi a terceira participação de Oliveira no MPB Londrina - ele também foi um dos selecionados em 94 e em 2000.
O terceiro lugar ficar ficou com o violeiro paulista Peleu. Ele levou ao palco a música “Bandeira do Destino”, que faz o resgate da moda de viola. A composição traz arranjos refinados e refrões empolgantes. Peleu foi o único músico da noite a ser acompanhado por aplausos enquanto tocava.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Na categoria instrumental, o primeiro prêmio ficou com os compositores Edson Casthel e Otávio Rosas. Eles apresentaram a composição “Cristal”, que traz uma mistura de música clássica com new age. Os catarinenses de Florianópolis formam o duo de violão Terra Brasilis.
Paulo Flores, que ganhou o MPB Londrina 2000 também na categoria instrumental, desta vez ficou com o segundo lugar. A composição “Dois Hemisférios”, interpretada pela banda Curare de Tatuí (SP), mistura jazz e samba. O ritmo é marcado pelos metais e pelo pandeiro. A intenção do compositor é mostrar a velocidade da comunicação e da troca de culturas na internet.
O prêmio de melhor intérprete ficou com Ivânia Catarina e Carlos Gomes, que também são autores da música “Diário de uma Flor”. A dupla paulista recebeu a premiação numa decisão unânime dos jurados. Todos os artistas selecionados receberam um troféu criado pela artista plástica Cláudia Rezende.