Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aberto ao público

Centro Kaingang de Londrina terá apresentação do grupo VÄN-GA

Redação Bonde com N.com
19 ago 2021 às 14:16
- Reprodução/Emerson Dias
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A comunidade kaingang em Londrina vai realizar neste sábado (21), às 10h, uma apresentação no Vãre – Centro de Referência, Memória e Cultura Indígena. A performance será conduzida pelo grupo de dança VÄN-GA, e faz parte da religião nativa do povo kaingang, que está presente na região de Londrina.


O Centro Cultural Kaingang fica na marginal da Avenida Dez de Dezembro com a Rua Pedro Antônio da Silva. Com capacidade máxima reduzida para garantir o distanciamento social, a entrada no Centro Cultural será aberta a toda comunidade e interessados em aprender sobre a cultura kaingang. O uso de máscara facial é obrigatório, como medida de prevenção ao novo coronavírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o vice-cacique Kaingang da aldeia Água Branca, Renato Kriri, a performance cultural é um ritual que se assemelha a uma prece, reza ou oração. "É algo da nossa religião nativa, e podem vir participar quem quiser conhecer mais a cultura indígena. O nosso objetivo é garantir que os direitos indígenas sejam cumpridos, como a lei determina para qualquer pessoa, em situação de igualdade”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Celebrating life through death

Sepultura anuncia novas datas de turnê de despedida no Brasil

Imagem de destaque
Solidariedade

Fresno organiza live com grandes nomes da música em apoio ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Público de 1,6 milhão

Show de Madonna teve retorno superior a R$ 300 milhões para o Rio de Janeiro

Imagem de destaque
Operação Tatuí

Operação para show de Madonna apreende facas, panelas e cocos enterrados nas areias de Copacabana


Quem comparecer na apresentação também poderá contribuir com a arrecadação de alimentos, que serão destinados às famílias indígenas em situação de vulnerabilidade social.

Publicidade


A etnia kaingang está entre as cinco maiores do país, com aproximadamente 40 mil pessoas. A estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é que a população kaingang em Londrina englobe cerca de 1.500 mil pessoas. E a Reserva Indígena do Apucaraninha, onde está situada a aldeia, fica nas divisas do município de Tamarana.


O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, lembrou que o Centro Vãre nasceu para ser um grande projeto turístico, de integração e divulgação da cultura originária. "Esse grupo de guerreiros, que vão realizar a dança ritual, faz um resgate ao utilizar o espaço de maneira criativa, com arte e a cultura indígena, que é riquíssima, articulada e não se resume à história dos antepassados”, frisou.

Para Pellegrini, a atuação dos jovens indígenas ocorre em um momento em que é preciso fortalecer a cultura das etnias de povos originários. "A SMC está acompanhando esse trabalho na expectativa de auxiliar o CMTCS, que está à frente, com os moradores da Aldeia Água Branca, para levantarem seu lado cultural, com os jogos indígenas, festivais de arte e jogos esportivos. Nosso objetivo é ajudar a valorizar essa riqueza que o Brasil e o Paraná têm”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade