Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Literatura

Contos inéditos de Tchekov chegam ao Brasil

Redação - Folha de Londrina
22 fev 2003 às 17:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Não cabe ao escritor a solução dos problemas como Deus ou o pessimismo; seu trabalho consiste em registrar quem, em que circunstâncias, disse ou pensou o que sobre Deus e o pessimismo."

Com essas palavras o escritor russo A. P. Tchekhov (1860 - 1904) definia sua visão de literatura. Para ele, era necessário apresentar histórias onde os impasses da existência humana não fossem mastigados e solucionados pelo autor, mas apenas revelados em suas múltiplas leituras, abordagens e visões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Numa época em que o engajamento dos escritores era considerado um dos principais ingrediente da ficção, Tchekhov enfrentou desafetos de origens diversas e de diversas posições. Num período histórico em que os grandes romances arrebanhavam multidões, manteve-se sempre fiel à narrativa curta por toda a vida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025


O tempo fez seu sábio papel e transformou Tchekhov em um dos grandes nomes da literatura russa.

Publicidade


A literatura de Tchekhov passou a ser conhecida no Brasil graças "A Dama do Cachorrinho e Outros Contos", uma coletânea organizada e traduzida por Boris Schnaiderman.


Publicado no início da década de 80, pela Editora Brasiliense, o volume foi reeditado em 1999 pela Editora 34. Agora a Cosac Naify Edições está publicando num nova coletânea de contos inéditos, com seleção e tradução do romancista carioca Rubens Figueiredo, em seu primeiro trabalho de tradução do russo.

Publicidade


''O Assassinato e Outras Histórias'' reúne seis contos de Tchekhov escritos em seus últimos anos de vida, entre 1894 e 1900 e um apêndice com uma série de cartas do escritor endereçadas ao seu editor.


São histórias que relatam o cotidiano do povo russo rural em meio aos dramas íntimos e coletivos. A miséria e a religião são os temas que permeiam a maioria das histórias.

Leia mais na edição deste domingo da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo