Muita pintura em diversas técnicas compõem a exposição "Diversidade", da Cromo Espaço de Arte, de hoje ao dia 16 de janeiro. Trinta e dois artistas paranaenses estarão mostrando cerca de 80 obras. A exceção das pinturas fica por conta do fotógrafo Valdo Rafael e da desenhista Vera Simon.
A curadoria é do artista plástico Edilson Viriato. "São artistas que estão começando e desenvolvendo linguagens próprias e realizando muita pesquisa. É muito importante para todos eles a galeria abrir seu espaço. Na maioria dos casos isso não acontece", afirma.
Todos os artistas plásticos têm formação na área e para essa mostra optaram por levar trabalhos de fácil leitura, não conceituais, ou filosóficos, com cores vibrantes, no entanto, nada agressivas. A maioria tem cunho decorativo com preços variando de R$ 80,00 a R$ 2 mil.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
O universo das obras é muito vasto. Abrange os que exploram as cores vibrantes com os tons da modernidade, como Jacyra Abujamra, Daisi Merlin, Léslie Jacob, Cristina Cesário ou Lory Archer. As formas geométricas são as preferidas de Janile de Paula.
Os artistas plásticos Antônio Temporão, e também Jamile de Paula perseguem a racionalidade do minimalismo. "É interessante observar que os dois vivem em Paranaguá, com rio e mar exuberantes mas não são influenciados emocionalmente, optando por um trabalho bem racional", analisa Viriato.
Para a artista Iris Bigarella, a linguagem é a expressionista abstrata. Por sua vez, Salete Lottermann e Marilene Zanchet preferem a pintura figurativa. "O comum entre todos os artistas é o expressionismo, a liberdade do traço, as cores vibrantes e o fácil acesso", reforça o curador.
Serviço: Exposição "Diversidade", na Cromo Espaço de Arte (Rua Vicente Machado, 1003 telefone 324-7974), de hoje às 19h30, ao dia 16 de janeiro de 2001, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19 horas; sábados, das 10h às 13 horas.