Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escritor lança manifesto pelo Fórum de Cultura do Paraná

Simone Mattos - Folha do Paraná
26 jun 2001 às 08:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O poeta e escritor curitibano Marcelo Miguel acaba de lançar um manifesto, enviado a todas as representações artísticas e culturais da cidade. O documento defende o fortalecimento do Fórum de Cultura do Paraná, cuja comissão provisória foi destituída recentemente. A nova comissão, coincidência ou não, só tem representantes do interior do estado.

"O manifesto defende a pluralidade do fórum, não queremos que ele se transforme num jogo de disputa entre capital e interior", diz Miguel. Criado no final do ano passado com o objetivo principal de lutar pela aprovação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o fórum foi representado inicialmente pelos artistas Luiz Arthur Montes Ribeiro, Cláudio Ribeiro, Glauco Souza Lobo, Berenice Mendes e Eliane Berger, todos de Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por motivos diversos, todos se afastaram do fórum e a comissão acabou sendo destituída no início deste mês, durante uma assembléia de artistas em Cascavel (PR).

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025


A nova comissão conta com o artista plástico Leonardo Benatto, de Londrina; o agente cultural Milton Aurélio, de Pato Branco; o artista plástico Celso Parubocz, de Ponta Grossa; a bailarina Margarete Ribas, de Cascavel; e o diretor teatral Luis Carlos Castelhano, de Cascavel.

Publicidade


Benatto nega que haja problemas no relacionamento entre os artistas do interior e de Curitiba. Ele diz que a nova comissão foi formada às pressas por uma questão circunstancial. "O movimento estava acéfalo e não queríamos que ele perdesse a força", justifica. O artista garante ainda que é uma "coincidência" o fato da nova comissão ser formada apenas por representantes do interior.


Segundo ele, a prioridade da nova comissão é oficializar juridicamente o fórum, tornar a atual comissão permanente e, com isso, ganhar força política. "Com a proposta de ser um fórum de fóruns, queremos que ele vá se ampliando e ganhando força".


A proposta é a mesma de Marcelo Miguel, que também integra a comissão criada para avaliar os projetos da Conta Cultura. Através de seu manifesto, ele pede o apoio de todos artistas, produtores e dirigentes culturais do Paraná para fortalecer o Fórum de Cultura.

A idéia é que todos se unam em torno das propostas do fórum, verificando sua legítima atuação no cenário cultural, assim como sua real e efetiva representatividade no Estado. "Seremos implacáveis contra qualquer forma de subterfúgio ou conchavo político vicioso. O que buscamos é a transparência nas ações, a participação ampla e o avanço das artes e da cultura no Paraná", avisa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo