Cerca de 40 escritores do Paraná, da Argentina e do Paraguai participam a partir da próxima sexta-feira do I Encontro de Escritores do Extremo-Oeste do Paraná, que acontece na Biblioteca Elfrida Engel Nunes Rios, em Foz do Iguaçu.
O evento é uma promoção da Academia de Letras do Extremo-Oeste do Paraná, da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e da Secretaria de Estado da Cultura, e tem por objetivo fomentar a literatura e divulgar o trabalho dos escritores da região.
Além de debates e palestras, o encontro, que prossegue até domingo, realiza uma mostra literária, com exposição e venda dos trabalhos dos escritores da região, e sessões de autógrafos com os autores.
Leia mais:
Dupla Doces Trópicos se apresenta na Concha Acústica de Londrina nesta terça
Dia das Bruxas em Londrina tem cinema e música
Halloween do BarBearia tem banda de São Paulo
Feira da Concha recebe o show de Jaca Trio especial Tim Maia nesta sexta em Londrina
O escritor curitibano Cristóvão Tezza é um dos convidados especiais do evento. Ele realiza uma conferência às 20 horas de sexta-feira, na Sala Antônio Cabral de Mendonça, na Biblioteca Municipal, sobre os caminhos da literatura nos dias atuais.
Segundo o escritor, a literatura é hoje uma espécie de linguagem marginal, pois está perdendo espaço para linguagens mais populares, como o cinema, o teatro e a música.
"Mas ela permanece sendo uma linguagem fundamental para a civilização. É a mais anárquica e a menos passível de controle", declara Tezza.
No sábado, a partir das 9 horas, dirigentes de fundações e secretarias de Cultura do extremo-oeste realizam uma mesa redonda sobre o tema "Incentivo à produção literária na região". Às 14 horas, a secretária estadual da Cultura, Vera Mussi, faz palestra sobre as políticas governamentais para a produção literária no Paraná.
Em seguida o escritor, músico e professor Beto Petry, do município de Matelândia, falará sobre o trabalho realizado com crianças e adolescentes das escolas da cidade. Petry tem quatro livros publicados, entre eles obras ganhadoras de prêmios em países da América Latina e Europa.
No domingo, às 9 horas, o presidente da Academia Paranaense de Letras, Túlio Vargas, é o convidado do dia para realizar uma conferência sobre literatura. O encerramento do encontro acontece ao meio-dia, com almoço de confraternização.
Participam do encontro escritores dos municípios de Diamente do Oeste, Foz do Iguaçú, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.