A Biblioteca Pública Pedro Viriato Parigot de Souza será a casa da exposição "Lembranças da Folia", que ficará aberto para o público até o dia 9 de janeiro, com objetos que representam a cultura tradicional e popular de Londrina. A exposição foi organizado pelo professor Francisco Muriel e desde 2009 estuda e participa do grupo "Mensageiro da Paz".
Os objetos contam a história dos Encontros de Bandeiras de Folia de Reis, eventos de confraternização entre os membros das Companhias de Folias de Reis de vários lugares. Nos encontros, além da música, cada companhia tem um determinado tempo para performance. Há um almoço dos foliões e ao final, os representantes dos diferentes grupos recebem como se fosse um troféu pela dedicação e peregrinação. Os elementos da exposição pertence à família Garbosi.
Francisco Garbosi é embaixador do Grupo Mensageiros da Paz de Londrina e outros membros da família fazem do grupo. Francisco também é autor de dois livros sobre o assunto, Mensagens e embaixadas de folia de Reis e História, mensagens e embaixadas de folia de Reis: quem eram os magos?.
Leia mais:
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Leda Maria Araújom, diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura, disse que "A exposição é uma forma das pessoas participarem da alegria da Folia de Reis, que integra a Cultura dos Povos. Ações como esta exposição são importantes para a preservação da memória desta manifestação, que é patrimônio imaterial do povo".
A diretora lembrou ainda que Londrina possui grande representatividade nessa vertente da cultura popular, através das viagens do grupo "Mensageiro da Paz" em Encontro de Folias de Reis, feitas durante quase três décadas, em dezenas cidades dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
A Biblioteca fica na avenida Rio de Janeiro, 413 e vai ficar aberto de segunda à sexta, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.