Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira!

Exposição marca os 130 anos da abolição da escravatura

Redação Bonde com N.Com
14 nov 2018 às 09:20

Compartilhar notícia

- Divulgação/Rei Santos
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 1888, o Brasil foi um dos últimos países no mundo a abolir a escravatura. Para marcar este episódio e chamar a atenção para as desigualdades raciais ainda presentes, o Centro Cultural Sesi/AML recebe a exposição "130 Anos de Abolição da Escravatura: O Grito Negro Londrinense", do artista Marcos Costa. A mostra fica em cartaz de 13 de novembro a 10 de dezembro, com entrada franca. Visitações podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 20h, e aos sábados das 13h às 20h. O espaço fica na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, no centro.

A exposição apresenta um ensaio fotográfico feito com homens e mulheres negros de Londrina. As fotos foram inspiradas na obra "O Grito", de Edvard Munch. O artista Marcos Costa contou que, no século XIX, as fotografias retratavam pessoas negras sem nome e sem identidade, pois foram feitas para criar uma falsa imagem de pluralidade no país. "Na exposição, dei nomes a esses personagens e criei uma possível narrativa para cada um, uma possível vida que foi negada a eles. Ao lado estão os londrinenses negros do presente, com seus nomes, idades e profissões reais", contou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O londrinense Marcos Costa é formado em artes visuais e artes cênicas. Há 15 anos, desenvolve pesquisas sobre a representação imagética do negro através da História. Já foi premiado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Ministério da Cultura, além de ter realizado exposições em Barcelona e Paris.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025

A produção do projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). No ano que vem, a exposição será levada para sete escolas de ensino médio de cidade. Turmas escolares podem agendar visitações à exposição, no Sesi, pelos contatos [email protected] ou 3322-3231.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo