Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Exposição marca os 130 anos da abolição da escravatura

Redação Bonde com N.Com
14 nov 2018 às 09:20
- Divulgação/Rei Santos
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 1888, o Brasil foi um dos últimos países no mundo a abolir a escravatura. Para marcar este episódio e chamar a atenção para as desigualdades raciais ainda presentes, o Centro Cultural Sesi/AML recebe a exposição "130 Anos de Abolição da Escravatura: O Grito Negro Londrinense", do artista Marcos Costa. A mostra fica em cartaz de 13 de novembro a 10 de dezembro, com entrada franca. Visitações podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 20h, e aos sábados das 13h às 20h. O espaço fica na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, no centro.

A exposição apresenta um ensaio fotográfico feito com homens e mulheres negros de Londrina. As fotos foram inspiradas na obra "O Grito", de Edvard Munch. O artista Marcos Costa contou que, no século XIX, as fotografias retratavam pessoas negras sem nome e sem identidade, pois foram feitas para criar uma falsa imagem de pluralidade no país. "Na exposição, dei nomes a esses personagens e criei uma possível narrativa para cada um, uma possível vida que foi negada a eles. Ao lado estão os londrinenses negros do presente, com seus nomes, idades e profissões reais", contou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O londrinense Marcos Costa é formado em artes visuais e artes cênicas. Há 15 anos, desenvolve pesquisas sobre a representação imagética do negro através da História. Já foi premiado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Ministério da Cultura, além de ter realizado exposições em Barcelona e Paris.

Leia mais:

Imagem de destaque

Palmeiras perde Allianz em três jogos do Brasileirão por shows; veja datas

Imagem de destaque
Circuito Sertanejo

César Menotti e Fabiano voltam ao palco da ExpoLondrina com nostalgia e novos sucessos

Imagem de destaque
Line-up do 1º dia

Ludmilla e MC Cabelinho farão shows em dia dedicado ao funk no Rock in Rio

Imagem de destaque
Multiview

Coachella com show de Ludmilla será transmitido ao vivo pelo YouTube

A produção do projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). No ano que vem, a exposição será levada para sete escolas de ensino médio de cidade. Turmas escolares podem agendar visitações à exposição, no Sesi, pelos contatos [email protected] ou 3322-3231.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade