As festividades em homenagem a Santo Antônio, padroeiro de Cambé (região metropolitana de Londrina), acontecem durante todo o mês de junho e serão diversos encontros culturais e religiosos, assim como quermesse festiva. A promoção é da prefeitura , por meio da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a paróquia Santo Antônio.
A abertura oficial será neste sábado (4), a partir das 20h. A Festa do Padroeiro é um dos eventos mais tradicionais de Cambé, toda a programação será no Centro de Eventos, na Rua Espanha 289, região central da cidade.
A quermesse contará com comidas tradicionais, além de diversas apresentações musicais e será nesse mesmo horário no domingo (5) e nos dias 11, 12, 13 e 16 de junho.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
No dia 13 de junho, além da quermesse, será servido o tradicional bolo de Santo Antônio, em que alguns sortudos podem encontrar a medalha da sorte para quem quer casar, como se diz na tradição popular, já que Santo Antônio é o santo casamenteiro. No mesmo dia, na hora do almoço, haverá venda de assados.
Durante o mês festivo será promovido ainda um show de prêmios, no dia 19, a partir das 14h, e no dia 26 será servido churrasco no almoço com leilão de gado.
Como contrapartida da Lei Aldir Blanc, a Secretaria de Cultura programou shows musicais com Lucas Lima, Rodrigo Munhoz, Renan Rodrigues & Fernandes, João Vitor & Samuel, Matheus Felix, Ariosi e Banda, Alex & Evandro e Edu & Eduardo, durante a quermesse no Centro de Eventos.
Esses eventos são realizados pela primeira vez após dois anos de distanciamento social, devido a pandemia da Covid-19.
A secretária de Cultura, Estela Camata, reforça a importância das festividades em homenagem ao padroeiro de Cambé. “É importante por ser uma festa tradicional da cidade e mais antiga até mesmo que a emancipação do município. Uma forma de cultivar a memória e a cultura tradicional das famílias de nossos munícipes. A festa faz parte do calendário festivo do Município e da Secretaria de Cultura”, destaca.
"A Festa do Padroeiro é uma das mais tradicionais do interior do Paraná. A nossa população aguarda o ano todo por esse momento. Ficamos impossibilitados de realizar por dois anos por causa da pandemia e estamos voltando a ter essa confraternização novamente, o que nos deixa muito feliz", afirma o prefeito Conrado Scheller (DEM)