Duas exposições serão abertas hoje às 19 horas, no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba. Os fotógrafos paulistas Jair Lanes e Ricardo Akam mostram seus trabalhos com os temas "Intimidades Silenciosas" e "A Visão Depois de Eva", respectivamente.
Akam já trabalhou com o corpo para uma exposição que foi mostrada no Museu da Imagem e do Som. "Agora faço um ensaio com a mesma conotação", esclarece. O título, "...Depois de Eva", segundo ele, tem relação com a sensualidade e erotismo e pode ser visto de diversas maneiras. "Nada é explícito."
O fotógrafo vive em Curitiba há 20 anos e realiza trabalhos em publicidade, arquitetura e decoração, além de atuar com moda e beleza. Luz, sombra, focos e texturas, são os elementos usados por ele para criar as imagens. "Fiz detalhes com o enquadramento bem fechado em partes do corpo como pernas e nucas", adianta.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
As fotos foram feitas com a participação da fisioterapeuta Débora Cavalli, que atuou como modelo e dividiu a responsabilidade do trabalho. As fotos são em preto e branco, têm 25 por 38 centímetros e estão à venda por R$ 45,00.
A relação com a mulher Sophie, há 10 anos, resultou na mostra do fotógrafo Jair Lunes, intitulada "Intimidades Silenciosas". As fotos foram tiradas em finais de semana e lugares onde estiveram juntos, desde que casaram e voltaram da França, onde Sophie nasceu.
A série "Intimidades Silenciosas" está sendo realizada desde 1993, inspirada na privacidade do casal, num tom poético. As fotos são em preto e branco e de forma alguma banalizam a intimidade, assegura Lunes.
Para a próxima exposição, Jair faz um paralelo com o conto de Clarice Lispector "Brasilia: cinco dias", e a obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Será seu primeiro trabalho em cor e está sendo realizado, além de Brasília, em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, França, Argélia e Itália.
Lanes já desenvolveu trabalhos que registram hábitos de vida e identidade cultural, como "O Homem de Rajasthan", ao norte da Índia, "O Cotidiano do Metrô Parisiense", na França, e "O Cotidiano do Homem Sertanejo", feitos em Pernambuco e na Bahia.
Serviço
Exposições "A Visão Depois de Eva", de Ricardo Akam, e "Intimidades Silenciosas", de Jair Lanes.
Do dia 12/07, às 19 horas, ao dia 12 de agosto
Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 533), de segunda a sexta-feira das 9h às 18 horas, sábados, domingos e feriados, das 12h às 18 horas.
Entrada franca.