Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ópera para o povo

Zeca Corrêa Leite - Folha do Paraná
08 mar 2001 às 08:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma das óperas mais populares e queridas em todo o mundo, "O Barbeiro de Sevilha", será apresentada em forma de concerto hoje e amanhã, às 20 horas, e domingo às 11 horas, no Memorial de Curitiba (Sala Londrina). Entrada franca.

A montagem faz parte do projeto Ópera Popular, desenvolvido com o objetivo de aproximar a arte do público. Ao mesmo tempo vem de encontro ao gosto dos apreciadores, que não são poucos, mas que têm raras oportunidades de assistir a espetáculos afins. Desde que acabou a febre do Teatro Guaíra em fazer de Curitiba a "capital da ópera", a ópera silenciou na cidade, com algumas exceções. Este projeto faz parte desse esforço.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O Barbeiro de Sevilha", de Rossini, é o penúltimo recital de uma série que começou em 2000 com "Cosi Fan Tutte", de Mozart, e prosseguiu com "Don Pasquale", de Donizetti.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste domingo

Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica

Imagem de destaque
Sertanejo e MPB

Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina


O maestro Alexander Wolf, idealizador deste trabalho, afirma que o objetivo foi atingido. "Me sinto realizado com este projeto. Conseguimos atingir grande parte de nossos objetivos. A sala está sempre cheia e a maioria da platéia é jovem e pouco conhece sobre ópera".

Publicidade


O espetáculo terá participação dos cantores Alexandre Costa Leão, Divonei Scorzatto, Alexander Wolf, Marinice Pfaulenz, Thiago Monteiro e Josiane Dal Pozzo. Um coro de 24 vozes do Madrigal Pró-Arte fará participação especial. A comédia tem um enredo leve, mas como observa o maestro, "requer muito preparo e esforço dos cantores, a ópera é pura coloratura e muitos vocalizes". O resultado, porém, será "surpreendente", afirma.


Rossini escreveu a obra ainda muito jovem - tinha 24 anos. O libreto é do dramaturgo francês Caron de Beaumarchais e conta as aventuras de Fígaro, um barbeiro do tipo "faz tudo", que entra na vida de dois jovens amantes tentando ajudá-los a se unirem. Como todo grande amor que se preze, a mocinha (Rosina), é impedida pelo tutor de se casar com um pretendente. No final tudo dá certo, mas para chegar a esse resultado são muitas as aventuras.

"O Barbeiro de Sevilha", de Gioacchino Rossini. Com Alexandre Costa Leão, Divonei Scorzatto, Alexander Wolf, Marinice Pfaulenz, Thiago Monteiro e Josiane Dal Pozzo. Hojen e amanhã às 20 horas, e domingo, às 17 horas, no Memorial de Curitiba (Sala Londrina).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo