Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Guairão

Orquestra Sinfônica do Paraná toca à luz de velas

Redação - Bonde
21 ago 2003 às 15:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, apresentará no Guairão, neste domingo às 10h30, três composições: O Idílio de Siegfried, de R. Wagner, Sinfonia Farewell (do adeus) de J. Haydn, e Os Pássaros, de O. Respighi.

A surpresa será durante a obra de Haydn, quando a orquestra estará iluminada apenas à luz de velas que serão apagadas pelos músicos ao final da frase musical de cada instrumento. "Por sua tonalidade, esta é uma obra muito difícil de ser tocada", disse Sangiorgi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O maestro explica que as três obras têm muitos detalhes na instrumentação e por isso se tornam uma experiência única para os amantes da música de câmara. "O público poderá observar com clareza a sutileza musical dos compassos destas obras. São composições belíssimas."

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025


A primeira parte do programa terá O Idílio de Siegfried, que alguns historiadores afirmam que Richard Wagner compôs especialmente para despertar sua esposa no dia do seu 33º aniversário. Outros, que foi composta em celebração pelo nascimento de seu filho, Siegfried.

Publicidade


A Sinfonia Farewell encerrará a primeira parte do programa. A medida que a obra chega ao final, os músicos apagam as velas e se retiram do palco. Nos últimos compassos restarão somente o maestro e dois violinos.


O programa termina com Os Pássaros, de Ottorino Respighi, que buscou na linguagem barroca a orquestração mais próxima ao seu tempo (1879/1936). Ele era um orquestrador refinado que trabalhou como poucos os sons de cada instrumento. Para o som da pomba, destaque para o oboé, flauta e harpa. O leve barulho das asas é reproduzido pelos violinos e o rouxinol ganha força com as flautas que se destacam sobre os demais instrumentos. O cuco aparece através da "Tocada de Pasquini", reproduzida quase na totalidade.

Serviço
Orquestra Sinfônica do Paraná
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Dia 24 às 10h30
Ingressos: R$10,00 e R$5,00


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo