Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De março a dezembro

Osuel completa 40 anos e divulga programação para 2024

Redação Bonde com Agência UEL
25 jan 2024 às 16:47
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Osuel (Orquestra Sinfônica da UEL) comemora 40 anos de história em 2024, e para comemorar, a Temporada Ouro Verde 2024 vai promover ações para ampliar os horizontes da orquestra e alcançar um público mais diverso. 


A programação, que começa em março e segue até dezembro, conta com quatro séries inspiradas em espécies de café, uma série dedicada à Música de Câmara e também apresentações itinerantes em ingrejas da cidade e da região e no Campus da UEL. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para as séries temáticas, a orquestra planeja resgatar traços da história de Londrina, que já foi considerada a Capital Mundial do Café, e levar ao público composições assinadas por Mozart, Vivaldi e Beethoven, fazendo uma conexão entre a música erudita e a história cafeeira. Os concertos, 24 no total, serão divididos em tipos de café (Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon).

Leia mais:

Imagem de destaque
No Espaço Villa Rica

Projeto Ópera Viva promove novo concerto em Londrina neste domingo

Imagem de destaque
Pré-divulgação

Taylor Swift divulga novo álbum em loja de discos em São Paulo

Imagem de destaque
"Chapéu de Adel"

Palhaça Adelaide realiza mini mostra para crianças na Vila Cultural Triolé neste fim de semana

Imagem de destaque
Confira"

Veja como assistir ao show da Madonna no Rio em barco com open bar, DJ e comida


As apresentações serão no Cine Teatro Ouro Verde, tradicional palco da Osuel. A ocasião é especial também para a cidade de Londrina, que completa, em dezembro, 90 anos de emancipação política. 

Publicidade


O primeiro concerto da temporada, nos dias 14 e 15 de março, marca a celebração do aniversário com a participação de um convidado especial, o pianista Cristian Budu, considerado pela revista Gramophone como “um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade”. 


Budu é formado em música pela USP (Universidade de São Paulo) e estudou no Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston (EUA). Em 2016, foi reconhecido pelo Guia Folha, do jornal Folha de S.Paulo, com o prêmio de melhor concerto do ano. Aqui em Londrina, ele vai executar, sob a regência do maestro da Osuel Rossini Parucci, obras de Mozart, Prokofiev e Brahms.

Publicidade


A Orquestra também vai fazer apresentações de Música de Câmara, ramo da música erudita que se caracteriza pela composição de um grupo de músicos, geralmente formado por um pequeno número de integrantes. 

Publicidade


Segundo a programação, há apresentações marcadas também em abril (dias 18 e 19), maio (16 , 17 e 26), junho (5 e 6) e em todos os meses do ano. O encerramento será em dezembro (5, 6 e 7).

Publicidade


Para se aproximar de um maior número de pessoas, a Osuel vai promover as chamadas “séries educacionais”, que visam formar público para a apreciação do estilo musical. Para isso, a orquestra vai levar música clássica para igrejas de Londrina e região e também ao Campus da UEL. 


A Osuel iniciou sua história em 1984, como a primeira orquestra sinfônica profissional do Paraná. Em sua trajetória, 11 maestros já passaram pela regência. Atualmente, o cargo é ocupado pelo maestro londrinense Rossini Parucci, que assumiu em agosto de 2023. A Osuel está ligada administrativamente à Casa de Cultura da UEL, à Divisão de Música e à Seção de Música Instrumental.


A programação completa para a temporada pode ser encontrada no Catálogo da Temporada Ouro Verde 2024.


Imagem
Dengue: pior cenário pode estar por vir, afirma secretário estadual de Saúde
Com números preocupantes, este é mais um ano em que o Paraná precisa bater de frente contra a dengue.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade