A Fundação Nacional de Arte (Funarte), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), divulgou o resultado do Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2007. Neste ano, a iniciativa, que conta com patrocínio da Petrobrás, beneficiará 80 projetos de circos e grupos circenses nas diversas regiões do país. Entre eles está o espetáculo "Tumba e Pará", projeto proposto, em parceria, pelos grupos londrinenses Fábrica de Teatro do Oprimido (FTO) e Trupe Tangará, no módulo trupes e grupos.
O prêmio da Funarte tem o objetivo de incentivar a produção cultural no segmento, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de grupos e companhias. Com o incentivo, o espetáculo londrinense vai circular por cinco cidades da região, além de receber recursos no valor de R$ 20 mil. "Até o final de outubro, estaremos nos preparando para as apresentações, que seguem de novembro a abril", informou a diretora geral da FTO e produtora do espetáculo "Tumba e Pará", Nádia Burk.
Além do prêmio de estímulo ao circo, a Funarte abriu outros 10 editais de incentivo a projetos, nas categorias de música, teatro, dança, circo e artes visuais, entre eles, o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz; o Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, e o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. Com recursos do MinC e patrocínio da Petrobrás, o investimento total para os projetos contemplados chega a R$ 22 milhões.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Segundo dados do MinC, os vencedores dos prêmios poderão ter os projetos financiados total ou parcialmente. Além da montagem de espetáculos, os prêmios abrangem ainda circuitos de apresentação; projetos de pesquisa teórica e prática; oficinas gratuitas, e atividades complementares como seminários, palestras e workshops.