Nesta quarta-feira (17) tem música de origem nordestina e afro-brasileira na Feira da Lua (em frente ao Moringão), a partir das 19h30. O grupo Pisada da Jurema, que se apresenta na Feira, traz influências de ritmos de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Bahia e região sudeste. No repertório, músicas da tradição oral, como o coco, cacuriá e jongo, e ritmos provindos de religiões de matriz africana, como afoxé e maracatu. Inspirado nessas influências, o grupo também toca composições próprias.
Origem
Formado em 2013, por dez mulheres, o grupo Pisada da Jurema tem o objetivo de cultivar e fortalecer as identidades expressas nas manifestações histórico-culturais do povo brasileiro. O nome da banda reúne duas tradições diferentes. A "pisada" é inspirada no coco, uma dança típica do nordeste brasileiro. "Antigamente, quando as pessoas construíam casas de sapê, precisavam assentar o chão de argila. Assim, convidavam vários amigos e parentes para uma festa, onde todos dançavam e batiam os pés no barro", contou a integrante do grupo e artista plástica Carolina Sanches. Já a jurema é um arbusto brasileiro, considerado sagrado por várias religiões e tradições de origem afro-brasileira e indígena.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Ainda que as integrantes do grupo tenham nascido no sul e sudeste do Brasil, todas têm uma ligação intensa com as tradições nordestinas. "Participamos de várias oficinas e cursos que nos trazem esse conhecimento, como por exemplo as aulas de maracatu. Também viajamos a cidades do nordeste, onde temos contato direto com a cultura", disse Carolina.
Quem quiser escutar as músicas da Pisada da Jurema pode fazê-lo pelo endereço eletrônico: https://soundcloud.com/pisadadajurema