Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Ritmos nordestinos e afro-brasileiros dão o tom da Feira da Lua nesta quarta-feira

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 set 2014 às 09:49

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta quarta-feira (17) tem música de origem nordestina e afro-brasileira na Feira da Lua (em frente ao Moringão), a partir das 19h30. O grupo Pisada da Jurema, que se apresenta na Feira, traz influências de ritmos de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Bahia e região sudeste. No repertório, músicas da tradição oral, como o coco, cacuriá e jongo, e ritmos provindos de religiões de matriz africana, como afoxé e maracatu. Inspirado nessas influências, o grupo também toca composições próprias.

Origem

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Formado em 2013, por dez mulheres, o grupo Pisada da Jurema tem o objetivo de cultivar e fortalecer as identidades expressas nas manifestações histórico-culturais do povo brasileiro. O nome da banda reúne duas tradições diferentes. A "pisada" é inspirada no coco, uma dança típica do nordeste brasileiro. "Antigamente, quando as pessoas construíam casas de sapê, precisavam assentar o chão de argila. Assim, convidavam vários amigos e parentes para uma festa, onde todos dançavam e batiam os pés no barro", contou a integrante do grupo e artista plástica Carolina Sanches. Já a jurema é um arbusto brasileiro, considerado sagrado por várias religiões e tradições de origem afro-brasileira e indígena.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025


Ainda que as integrantes do grupo tenham nascido no sul e sudeste do Brasil, todas têm uma ligação intensa com as tradições nordestinas. "Participamos de várias oficinas e cursos que nos trazem esse conhecimento, como por exemplo as aulas de maracatu. Também viajamos a cidades do nordeste, onde temos contato direto com a cultura", disse Carolina.

Quem quiser escutar as músicas da Pisada da Jurema pode fazê-lo pelo endereço eletrônico: https://soundcloud.com/pisadadajurema


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo