A difícil arte de fazer retratos torna-se um prazer aos olhos de quem observa o álbum "Portraits", do fotógrafo Juan Esteves. As imagens do livro podem ser apreciadas a partir de hoje, às 19h30, no Salão Paranaguá, do Memorial de Curitiba, onde permanecem até o dia 19 de agosto.
"Portraits" mostra retratos de personalidades ligadas ao mundo cultural brasileiro e internacional, fotografadas nos últimos dez anos para diversas publicações do Brasil e do exterior. A exposição já esteve em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre e de Curitiba volta a São Paulo.
Entre os retratatos estão os escritores Lygia Fagundes Telles, Antônio Candido, Mario Vargas Llosa, Hilda Hilst e Décio de Almeida Prado, além do poeta Haroldo de Campos, da coreógrafa Pina Bausch, dos cineastas Pedro Almodóvar, Peter Greenaway, Bernardo Bertolucci, Alan Parker, Quentin Tarantino e Hector Babenco; dos músicos Johnie Johnson, Tom Jobim, Cesaria Evora e Ron Carter; dos fotógrafos David Drew Zingg, Chris Johns, Sebastião Salgado, Sarah Moon, Pierre Verger; e mais ainda do arquiteto Oscar Niemeyer, dos escultores Francisco Brennand e Mestre Didi, e muitos outros.
Leia mais:
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina
Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV
Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação
Os retratos foram produzido em negativos preto e branco de formato seis por seis centímetros, com iluminação lateral, dando destaque à expressão do rosto, com contrastes acentuados. As cópias são de 1,10 por 1,10 metro. "Avalio ter herdado dos meus antepassados espanhóis essa fascinação pelos retratos. Cresci em casas com muitos retratos de família, inclusive pintados pelo espanhol Antonio Hernandes", conta.
Dedicando-se aos retratos desde 1994, Juan Esteves tem um arquivo pessoal de cerca de 800 personalidades do mundo cultural. Para o próximo ano, está programando editar livros diversos exclusivamente de artistas plásticos, escritores e cineastas. A mostra "Portraits" é um segmento desse trabalho e o nome facilita a tradução tanto para o inglês quanto para o francês, línguas onde protrait é traduzida por retrato.
Todas as fotografias foram posadas, feitas em estúdio, na casa da pessoa ou em algum hotel, "A estética é bem simples. Não monto o personagem, o fundo é limpo. A intenção é mostrar quem é a pessoa por detrás da fama", argumenta. Ele conta que para fazer retratos é preciso também conhecer a obra. "Algumas pessoas que fotografei conheço a obra desde criança. Outras, tive contato na adolescência mas conheço todos, e isso é essencial no meu trabalho."
Exposição "Portraits" de Juan Esteves, de hoje às 19h30, ao dia 19 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 18 horas; sábado e domingo, das 9h às 15 horas, no Salão Paranaguá, do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos snº - Setor Histórico).