Acertar o tom de um personagem nem sempre acontece de imediato, requer um tempo de trabalho, experimentando as diversas facetas possíveis até chegar ao ponto desejado. Mas às vezes o ator acerta de cara, como no caso de Humberto Martins, que conquistou o público com seu complicado Eurico, empresário com imensa dificuldade em aceitar mudanças. Deixando de lado sua fase de "descamisado" em diversas novelas, o ator é um dos destaques da novela A Força do Querer, de Glória Perez, que entra em sua reta final.
O fato de ser um personagem extremamente preconceituoso e conservador, exigiu de Martins desenhá-lo em sua cabeça assim que pegou o roteiro em suas mãos. "Assim que vi como era o papel comecei a montá-lo, imaginando como se movimentaria, como seria a fala, e mesmo qual o tom da voz", explica o ator, que enfatiza o fato de não se inspirar em ninguém para montar o personagem. "Eu imaginei essa pessoa com essas características fortes, bom presidente de empresa, mas controlador, retrógrado, conservador, austero."
"Quando recebi os primeiros capítulos, eu estava em Orlando e lá mesmo já estudei o personagem. Tudo o que eu precisava saber sobre ele estava ali, no texto da autora, e cheguei aqui com ele pronto, do jeito que está na tela", afirma. Aos 56 anos, Martins conta que ao se dar conta de como Eurico pensava, tão diferente do que se prega hoje em dia, direcionou-o da maneira como achou melhor. "De acordo com o que estava no roteiro, resolvi construí-lo com essas características. Pensei assim: vou fazer esse cara falar forte e alto, sem noção do volume da sua voz."
Leia mais:
Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024
Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será
Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024
Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt
Quanto ao sucesso do personagem, Humberto Martins avalia: "Essa aceitação do público, colegas elogiando, vejo que cumpri minha missão".
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.