A BBC teve que pedir desculpas à ex-apresentadora de um de seus programas de televisão depois que um tribunal trabalhista entendeu que a corporação foi culpada de discriminação em relação à idade ao demiti-la.
Miriam O'Reilly, de 53 anos, entrou com processo depois que ela e outras três apresentadoras, todas com idades variando entre 40 e 50 anos, foram demitidas de um programa semanal da BBC chamado Countryfile, especializado em assuntos ligados à agricultura.
As apresentadoras que as substituíram eram todas mais jovens.
Leia mais:
Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024
Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será
Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024
Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt
O'Reilly alega que não conseguiu mais nenhum outro trabalho na BBC depois de falar em público sobre o caso.
14 meses
A BBC disse em uma declaração que aceita a decisão da Justiça.
"A BBC tem um compromisso com a seleção justa em todos os aspectos de nosso trabalho e claramente não fizemos o certo neste caso."
"Gostaríamos de reconhecer a contribuição importante de Miriam à BBC durante mais de 20 anos e consideramos bem-vinda a possibilidade de discutir projetos conjuntos com ela no futuro", acrescentou a corporação.
A ex-apresentadora afirmou que passou por "14 meses incrivelmente estressantes" desde que entrou com o processo.
Em 2008 O'Reilly foi demitida do Countryfile depois de trabalhar durante oito anos como apresentadora freelancer do programa.
"Fiz isto (moveu a ação) pois era o certo - eu não poderia suportar se apenas tivesse me afastado", disse. "Foi difícil enfrentar a BBC, pois eu amo a BBC, mas senti que fui mal tratada."